Escreva aqui o que você procura:

Translate

22/03/2019

Me sinto muito triste, choro e me corto... o que fazer?

Se você está com um problema muito grande, muitas vezes se sente triste e tem vontade de chorar, às vezes ninguém repara, mas sei que você está precisando de ajuda. Então, resolvi fazer uma postagem sobre esse problema tão frequente na vida dos estudantes.... e adultos também.

Primeira coisa, se você se corta ou se machuca de alguma forma pode ser por dois motivos: ou porque você acha que merece sentir dor ou porque não sente nada mais pela vida e acha que é melhor sentir dor do que não sentir nada. Pode ser por outros motivos também, mas não interessa muito o porque. O que interessa é que se cortar é uma saída fácil. No início pode ser difícil dar o primeiro corte, mas depois vira um vício e é dificílimo mudar uma coisa que já virou hábito. Além disso é fácil viver dor e sofrimento quando é isso que você está sentindo. Um grande desafio é você conseguir transformar a sua vida. Existe uma frase em inglês que diz "fake it until you make it", isso significa: Finja, até você conseguir! 
Mas isso não é para você começar a gargalhar por aí, porque existe uma música que diz que "quem ri de tudo é desespero". 
Ao invés disso, pare e pense: como você estaria se você estivesse bem de verdade? Aonde você estaria? Fazendo o que? Pensando o que? Vá para esse lugar e finja que você está bem. Aja como se você estivesse bem. Se você fizer isso, em algum momento, quando você não estiver mais preocupada com isso, você vai perceber que finalmente está bem de verdade.... mas não é só isso. Porque eu estou falando isso? Porque muitas vezes os alunos tem muitos problemas em casa e levam esses problemas para a escola. Muitas vezes vivemos coisas que não gostaríamos de viver, que nos fazem mal, que nos deixam tristes... mas é uma escolha levar essa coisa ruim para todos os lugares que vamos. Então, um desafio é tentar fazer o contrário. Viver coisas boas aonde podemos: na escola, no seu quarto, com seus amigos. E leve essas coisas boas (mesmo que na memória) com você para todos os lugares.

A segunda coisa que você pode fazer é muito simples e fácil de fazer: passe creme hidratante em todo o seu corpo todos os dias. Se você estiver no meio da rua, passe apenas nos braços. Isso não é nenhuma técnica que existe, mas é algo que eu inventei com base em várias teorias da psicologia social, terapias holísticas orientais (Índia e Japão) e condicionamento (Skinner e Pavlov). Vou explicar a lógica. Não somos acostumados a receber carinho, mas como queremos receber carinho se nos não nos acariciamos? Passar creme no corpo é uma forma de te forçar a se fazer carinho, de se forçar a sentir algo bom, de sentir conforto e de se permitir receber cuidado... Assim, nesse momento, você estará vivendo algo bom e colocando em prática o que eu sugeri ali em cima. 
A pele nos separa do ambiente em que vivemos, se você conseguir cuidar dela, estará se separando do ambiente ruim que está vivendo e perceberá que você não é o seu ambiente.
A pele é o maior órgão do corpo humano, cobre todo o nosso corpo e tem milhares de neurônios sensitivos, se você passar creme no seu corpo todo, estará usando seu maior órgão e todo o seu corpo para falar para o seu cérebro que você está se sentindo bem, que você merece ser feliz. Não temos costume de sentir a nossa pele, só isso já é uma terapia, aproveite a sensação da massagem enquanto passa o creme, relaxe os músculos e dê um momento para você. Isso te fará ficar bem.
Esse ano, a minha palavra favorita deixou se ser liberdade e passou a ser serenidade. Serenidade é você sentir e viver a paz de espírito. 

Entretanto, eu sei que os seus problemas são reais. Eu sei que é sério, mas não adianta ficar remoendo isso. Se tem algo que você pode fazer, simplesmente faça. Vá à polícia, conte para a sua mãe arrume um emprego e tenha a sua vida, se não for possível, se afogue nos estudos, pois isso te trará um grande retorno no futuro. 

Mais uma dica: elogie as pessoas. Seja na rua, na escola, em casa: trate as pessoas com carinho, respeito e atenção, pois é assim que você quer ser tratado. Existe uma regra social da reciprocidade, ou seja, as pessoas tendem a retribuir o que recebem. Então, se você quer um mundo bom para você viver, faça esse mundo existir. Como Ghandi disse: "Seja a mudança que você deseja ver no mundo".
No mais, seja feliz, você merece.

Ajudei em alguma coisa? 
Não sou psicóloga, mas achei que talvez eu pudesse fazer alguma postagem que ajudasse tantos estudantes em sofrimento.

Um comentário:

  1. Espero que mais pessoas possam ter acesso a essa postagem. O título me chamou atenção pois em um primeiro momento parece completamente alheio ao conteúdo geral aqui oferecido, mas depois de ler achei um máximo! O trabalho que você faz aqui é inestimável, parabéns e obrigado.

    ResponderExcluir