Escreva aqui o que você procura:

Translate

11/06/2020

Como formatar textos no Documentos Google e Apresentação de Slides: alterar tamanho e tipo da fonte, destaques (negrito, itálico, sublinhado, cor da fonte, marca-texto), alinhamentos (à esquerda, centralizado, à direita, justificado), zoom, usar colunas, espaçamentos, margens, alterar a cor e orientação do papel, inserir links, tabelas, comentários. Otimizar uso da folha de papel.

 
"Mouse" é uma palavra em inglês que significa "rato". Ao falar mouse, diga "mause" para ninguém te sacanear. O mouse é como movemos a setinha na tela do computador. Essa setinha é chamada de "cursor" e pode ser transformada em vários desenhos com funções diferentes. Por exemplo: o desenho da setinha é usado para selecionar algo quando você clica duas vezes com o botão esquerdo, mas quando a seta se transforma no desenho I você pode clicar (apertar o mouse com o botão esquerdo) aonde quer escrever algo e um tracinho vertical ficará piscando naquele lugar indicando que você pode usar o teclado do seu computador para escrever ali.
No caso do notebook, o mouse é um retângulo sensível ao toque chamado "touchpad" que é uma palavra em inglês lida como "tôti-pédi" e literalmente significaria "almofada de tocar". Para mover o cursor com o touchpad basta deslizar o dedo na superfície desse retângulo e para selecionar algo clique nele. O touchpad possui também os botões direito e esquerdo que ficam na lateral mais próxima de você, mas nem sempre são bem sinalizados, então aperte essa região, encontre os botões e perceba a diferença. Na prática, podemos chamar o "touchpad" de "mouse".
Como fazer Documentos e Apresentações de slides do Google? 
*Para escrever um texto no computador em um documento como uma folha de papel, use o Documentos Google, clicando no link https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/. Nesse site (fala-se "saite") clique no retângulo azul "Ir para o Documentos Google", escreva seu login e senha do google ou do seu e-mail institucional. Na nova página, clique no + para criar um novo documento.
*Para fazer uma Apresentação de Slides (fala-se "slaides"), use o Apresentações Google, clicando no link https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/ . Nesse site (fala-se "saite") clique no retângulo azul "Ir para o Apresentações Google", escreva seu login e senha do google ou do seu e-mail institucional. Na nova página, clique no + para criar um novo documento.
Para entender melhor como funciona e o que são os Documentos Google e o Apresentações Google, acesse a postagem "O que é e como usar o Google Drive? Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários Google" clicando no link http://incentivandoaeducacaonodf.blogspot.com/2020/06/o-que-e-e-como-usar-o-google-drive.html
Ferramentas de Formatação/Edição de Texto
É muito importante que você saiba arrumar (formatar/editar) o seu texto, ou seja, alterar o tamanho e o tipo da letra, fazer destaques, organizar o texto com alinhamento lateral das margens do texto.

Entretanto, primeiramente você precisa Selecionar o que vai editar. Para selecionar siga os passos a seguir:
*No computador ou notebook usando o cursor.
- O que você mexe com o mouse, ou deslizando o dedo no quadradinho na frente do teclado do notebook é chamado "cursor" e ele pode ser uma seta, uma mãozinha ou um I, por exemplo. 
- Coloque a setinha no documento e veja que ela se transforma em uma espécie de I. Leve esse I para cima no início de onde você quer começar a seleção, pressione o botão esquerdo e segure-o enquanto você arrasta o cursor até o fim de onde você deseja selecionar. 
- Parece complexo, mas com prática fica fácil: aperta, segura, desliza e solta quando terminar de selecionar. Você saberá que está selecionando quando o fundo do texto mudar de cor, por exemplo para azul. Desta forma, observe que a citação no texto abaixo está selecionada:
Agora veja na imagem abaixo, dentro do retângulo vermelho, quais são as ferramentas que usaremos para formatar o texto. Lembre-se: sempre que formos formatar algo, precisamos primeiro selecionar o que desejamos alterar.

Veja esse retângulo com mais detalhes:

Escolha qual letra (fonte) você vai usar
Primeiro, vamos escolher o tipo de letra que você usará. O tipo da letra, a caligrafia, ou seja, o desenho usado para escrever cada letra é chamado de "Fonte". Exemplo de fontes: Times New Roman, Arial, Calibri, Verdana...
Ao escolher uma fonte é importante você ver se ela possui "serifa" que é esse tracinho que fica nas pontas de cada letra. Esses tracinhos, embora possam fazer com que a letra fique mais bonita, em um texto mais longo acabam cansando a leitura, além disso, em imagens e letreiros podem deixar o texto mais poluído e confuso. Então, para escolher uma fonte de fácil visualização, escolha uma fonte sem serifa.
No exemplo da imagem a seguir, a fonte da letra era Arial e eu queria mudar para Times New Roman (indicada pela seta vermelha). Caso você queira ver mais fontes do que está aparecendo no seu menu, leve a setinha até a barrinha circulada em verde na figura abaixo, clique nessa barrinha e segure-a, movendo-a para cima ou para baixo para ver as outras opções dentro desse menu.
Escolha qual será o tamanho da sua letra
Dizemos que o "número da fonte" é o tamanho da letra. Assim, ao lado de onde você escolheu o nome da fonte, você terá o número da fonte (imagem abaixo). Clique nele e escolha seu tamanho. Dicas: Geralmente o tamanho usado para textos em documentos é fonte 12 para Times New Roman, podendo ser 10 no caso da Arial, por exemplo. Em Apresentação de Slides a fonte precisa ser maior, variando bastante entre 18 para o texto de uma explicação para 52 no título do primeiro slide da apresentação, por exemplo. Nesses casos de Apresentação é sempre bom pensar em usar o tamanho de fonte que o arquivo te sugere quando você abre uma Nova Apresentação e evitar usar fontes muito pequenas.


Destaques: negrito, itálico, sublinhado, cor da letra e marca texto

  Para usar qualquer um desses destaques, 
 primeiro selecione quais letras ou palavras você vai querer destacar 
 e clique no símbolo do destaque mostrado na imagem acima. 
*O negrito (B) deixa as letras mais gordinhas, o traço de cada letra fica mais grosso. É muito utilizado para destacar títulos e subtítulos ou ressaltar palavras/ trechos de um texto. O negrito é simbolizado pela letra "B" devido a palavra em inglês "Bold" que significa "negrito".
*O itálico (I) deixa as letras meio caídas para o lado direito. O itálico deve ser usado sempre que escrevemos uma palavra em outro idioma (não fiz isso aqui para evitar excesso de informações), além disso pode ser usado quando você coloca no texto citações de outros autores, mas também é muito utilizado para oferecer informações adicionais em textos ou inserir comentários. O itálico é simbolizado pela letra "I" que vem da palavra em inglês Italic que significa "itálico".
* O sublinhado (U) é essa linha embaixo destas palavras. Embora seja muito usado para fazer destaques, acaba poluindo o texto. Entretanto é uma forma de garantir que o destaque será visto em qualquer impressão do material, sem depender da percepção do leitor sobre o tamanho do traço ou a inclinação da letra, evitando também questionamentos sobre falhas na impressão. Para evitar a poluição visual no texto, recomendo que apenas algumas palavras da frase sejam sublinhadas. O sublinhado é simbolizado pela letra "U" que vem da palavra em inglês "Underline" que significa literalmente "linha embaixo" ou "sublinhar".
*Cor da letra: Você pode escolher diferentes cores para escrever. Basta escolher a cor que você prefere, embora a cor vermelha seja mais utilizada para destaque, existem várias outras. Mas cuidado para não escolher uma cor de difícil leitura. E lembre-se que se você imprimir em preto e branco um texto que estava colorido, ele irá sair em "cinquenta tons de cinza, podendo ser difícil de ler na impressão". Para escolher a cor, selecione a letra ou palavra que você deseja colorir, clique no botão da cor da letra conforme mostrado na figura acima, escolha a cor e pronto!!! A imagem abaixo mostra isso sendo feito.
*Marca texto é a ferramenta que coloca essa cor que está aqui atrás no fundo das letras, geralmente marcamos os textos usando a cor amarela, mas podemos marcar de verde, azul, laranja, rosa... qualquer cor. Entretanto, cores escuras fazem a letra preta não aparecer e para que a letra fique visível, você deve mudar a cor da letra para branco, ou qualquer outra que faça contraste.O vermelho costuma ser difícil de ler, pois ofusca a visão. Use esse destaque com sabedoria, pois em um texto colorido o destaque fica muito evidente, chamando muita atenção. Se você usa muito destaque, o texto acaba ficando confuso e muito poluído, como foi o exemplo desse aqui. Lembre-se que se você foi imprimir esse documento em preto e branco,  as cores podem desaparecer e a impressão em tons de cinza será bem difícil de ler. Veja abaixo na imagem abaixo como fazer esse destaque.
------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------
Alterar o alinhamento do texto


Na imagem do meu exemplo abaixo, fiz alterações no título que eu havia selecionado: mudei a letra para o tamanho 12, ativei o negrito (B) e coloquei apenas a citação em itálico (I) que quase não dá para perceber. 
Agora, para colocar esse título centralizado na folha, 
vou clicar no símbolo de centralizar indicado pela seta vermelha na figura abaixo.

Eu quero que o texto do meu arquivo eu fique alinhado nas duas margens laterais, então selecionei o texto todo e cliquei no botão justificar (indicado na figura abaixo com a seta vermelha).
Agora, para alinhar na margem direita o link de onde eu tirei aquelas informações, vou selecionar esse texto e clicar em no botão de alinhar à direita indicado pela seta vermelha abaixo.
Para alinhar ao centro a imagem, primeiro clique nela para selecioná-la e aperte o botão centralizar.

Agora meu texto ficou bem mais bonito, concorda?
Como ver a folha toda para ir fazendo alterações na formatação 
Algumas pessoas vão para a impressão ver como ficou a folha, mas eu prefiro reduzir o tamanho da folha para que ela caiba na tela do computador e eu já possa fazer minhas alterações como justificar o texto todo, colocar algo centralizado, alterar a fonte da letra, ver o espaço da folha que está sendo usado. Para isso, altero o zoom do documento de acordo com a imagem abaixo. Clicando na porcentagem (indicada pela seta vermelha na imagem), você poderá colocar 50% e ver a folha toda.

 Como otimizar o uso da folha que será impressa?
Às vezes você termina de fazer um documento e percebe que ele está ocupando muito espaço na folha. Você precisa sempre pensar nisso! Primeiro para preservar o ambiente economizando papel, depois para economizar dinheiro gasto com impressão e por fim para facilitar a visualização de todas as informações em uma folha só. Você tem várias opções:
*Mudar a fonte de letra, pois cada fonte tem diferentes diferentes tamanhos de letras (veja o tamanho da palavra "fonte" na imagem abaixo). Então, escolha a fonte que permita uma leitura mais clara do texto. Na imagem abaixo, analise o espaço que cada fonte ocupa, sabendo que todas elas foram escritas no mesmo tamanho de fonte, então essa diferença é devido ao tipo da letra escolhida. Em um texto grande, às vezes apenas mudar a fonte pode te permitir escrever tudo em uma folha frente e verso, te poupando o tempo de ter que grampear folhas e o dinheiro das folhas e dos grampos.
*Uma vez que você alterou a fonte, verifique se consegue alterar o tamanho da letra sem comprometer a facilidade de leitura e clareza do texto. 
*Quando escrevemos um texto com alinhamento à esquerda ou até alinhamento justificado, a parte da direita da folha fica mais vazia e espaços em branco são comuns nessa região direita já que as frases nem sempre vem até o final da linha. Embora pareça pouca coisa, isso desperdiça espaço que poderia ser utilizado na folha. Para evitar isso, escreva o texto em colunas e surpreenda-se.
No exemplo abaixo, as linhas do documento só estão escritas até a metade da folha e a parte da direita da folha fica praticamente em branco. Quando você coloca em duas colunas, acaba ocupando esse espaço. Veja a figura abaixo a imagem de uma avaliação. Observe que no modelo com uma coluna (em azul), além de gastar o dobro de folhas, a atividade parece maior. No modelo com uma coluna o aluno vê todo o conteúdo em uma folha só e pode fazer relações entre os conteúdos com maior facilidade.

Para aprender a fazer isso, leia o parágrafo a seguir olhando a imagem abaixo e vá se orientando pela setas coloridas.
Faça a seguinte sequência com calma e mova o mouse lentamente para facilitar! Clique uma vez em "Formatar" (seta verde) com o botão esquerdo do mouse e aguarde aparecer um menu abaixo. Deslize o cursor para baixo, deixe-o repousar em cima da palavra "colunas" (seta azul) e aguarde aparecer um menu na lateral direita (círculo vermelho) e deslize o cursor até esse novo menu. Deslize então o cursor até "Mais opções" (seta vermelha) e clique nessa opção uma vez com o botão esquerdo do mouse.
 Irá aparecer a janela abaixo. Em "Número de colunas" colunas escolha o número 2 para serem duas colunas, em "espaçamento (centímetros)" coloque o espaçamento 0.8 para que essas duas colunas fiquem espaçadas por 0,8cm e clique no quadradinho em frente da frase "Linha divisória das colunas" para selecionar essa opção, deixando esse quadradinho pintado de azul, solicitando assim uma linha divisória separando as duas colunas na folha.
Isso fará com que seu texto apareça da seguinte maneira:
Para tirar essas duas colunas e voltar a ter o texto como era, faça todos os passos novamente e coloque o número 1 na opção "Número de colunas". 
O legal de ter um texto com duas colunas é que a leitura pode ficar mais fácil, evitando que pessoas sem hábito de leitura se percam ao passar para a linha de baixo.

 Espaçamento entre linhas
Quando você escreve um texto para alguém corrigir ou comentar, é importante que exista espaço entre as linhas para que o professor ou seu colega possa inserir comentários no arquivo impresso. Por este motivo, o espaçamento recomendado nos trabalhos de escola, universidades e meios científicos costuma ser entre 1,5 e 2,0. Ou seja, este é o tamanho do espaço em branco, entre uma linha e outra, que receberá as correções e comentários. O problema desse espaçamento é que ele desperdiça o espaço da folha e gasta mais papel na impressão. 
Para economizar papel quando vou escrever textos, ou fazer atividades/provas para meus alunos, sempre uso o espaçamento 1,0 conhecido como "espaçamento simples", ou no máximo 1,15. Uma vantagem de não deixar muito espaço em branco entre as linhas, ou seja, usar espaçamento pequeno, é que o leitor tem a impressão que o texto é pequeno e dá menos preguiça de ler. Não gosto muito de ler textos e quando vejo algo com espaçamento grande já me dá preguiça de ter que movimentar o olho por toda aquela página para ler "tudo aquilo".
Olhe a imagem abaixo e veja a diferença entre esses espaçamentos. Para alterar o espaçamento, selecione o texto que você quer mexer, clique no símbolo de espaçamento e escolha o tamanho que do espaço em branco que você quer entre as linhas.
Olhe a imagem abaixo e veja que existe um espaço entre os parágrafos, esse espaço pode ser inserido ou retirado clicando em "adicionar espaço antes do parágrafo" ou "adicionar espaço depois do parágrafo" (retângulo vermelho na imagem). Lembre que isso não é o mesmo que o espaçamento entre linhas (retângulo verde na imagem).

Margens 
Para configurar as margens da página, vá em "Arquivo" (seta verde na imagem abaixo). Depois, no menu que aparecerá embaixo da palavra "Arquivo", clique em "Configuração de página" (seta vermelha na imagem abaixo).
Aparecerá a janela da imagem abaixo e nela você pode alterar o espaço das margens na parte superior, parte inferior, esquerda e direita, mudar a cor da página, alterar o tamanho do papel (A4, por exemplo) e alterar a posição/orientação da folha (paisagem é a folha deitada, retrato é a folha em pé). No exemplo abaixo eu só alterei as margens de 2.54 para um (1) nos quatro lados.

Veja na imagem abaixo como a folha foi melhor utilizada, com margens mais estreitas. O problema de se utilizar margens pequenas é que haverá pouco espaço para colocar espiral e grampos para juntar folhas. Além disso, se você for imprimir uma folha pelo computador usá-la como molde/matriz para tirar outras cópias em uma máquina de xérox ou um duplicador, você deve colocar a folha certinha e ter cuidado para que as margens e textos não serem cortadas.
Fazendo um cartaz colorido em uma folha deitada: altere a orientação da página para "Paisagem" (seta azul), o tamanho do papel para "Tablóide" (seta amarela) e a cor da página para rosa (seta vermelha).

Com a página rosa em orientação paisagem, escrevi uma frase "Seja a mudança que você quer ver no mundo"usando a fonte "Lobster" tamanho 100. Eu coloquei o texto centralizado e o autor com alinhamento à direita. Para ver a página inteira coloquei o zoom em 50% e aí está o resultado.


Atenção: Se a sua impressora não for excelente, a cor da folha vai ficar horrível na impressão, pois gasta muita tinta (podendo ficar uns riscos sem pintar ou acabar a tinta no meio) e quando a folha sair pode estar úmida de tanta tinta.

Como adicionar um link?
Se o endereço do site que eu usei como referência de onde eu fiz a pesquisa não é um link (ou seja, as letras não estão em azul e sublinhadas e quando eu clico nesse endereço, ele não me leva para o site,) você terá que selecionar o endereço e clicar do desenho da corrente (indicado pela seta vermelha na imagem abaixo) para que esse endereço te direcione direto para o site.
Desta forma, quando você clicar nessa correntinha, o endereço virará um link. 
Se você clicar uma vez em cima do link aparecerá uma prévia da página da web (imagem abaixo). Se você clicar duas vezes no link, a página da web será aberta em uma nova aba na janela da sua internet (veja o retângulo vermelho na imagem abaixo).

Tabelas facilitam a visualização de muitas informações
Quando se tem muitas informações, você pode inseri-las em uma tabela com linhas e colunas em seu texto (Documentos ou Apresentação). Antes de inserir uma tabela, escreva um texto sobre o que será essa tabela, pois ele servirá como um título/cabeçalho da tabela.

Como criar uma tabela?
Primeiro escolha aonde você quer inserir esta tabela e clique nesse lugar do texto para deixar o cursor "I" piscando nessa linha do texto.
Clique uma vez  na palavra em "Inserir" e fique com a setinha do seu cursor em cima desta palavra (indicada na imagem abaixo por uma seta verde). Agora deslize a setinha do seu cursor (sem clicar) para baixo até a palavra "Tabela" (indicada na imagem abaixo por uma seta vermelha). Quando seu cursor estiver em cima de da palavra Tabela, irá aparecer à direita uns quadradinhos (indicado pelo círculo rosa na imagem abaixo). Com cuidado vá até esses quadradinhos. Para aumentar o tamanho desta tabela só deslize seu cursor para a direita ou/e para baixo. Para diminuir o tamanho dessa tabela só deslize seu cursor para a esquerda ou/e para cima. Observe o quadradinho laranja dentro do círculo rosa, nele existe a informação "5x6", indicando o tamanho desta tabela que estou criando; ou seja, ela terá 5 colunas e 6 linhas. Ao chegar no tamanho da tabela que você quer, dê um clique e aguarde a tabela aparecer.
Sua tabela será criada e você poderá inserir suas informações. Lembre-se que você pode usar as mesmas informações de negrito e alinhamento em cada quadradinho da tabela.
Desta forma, fiz uma tabela com as seguintes informações e vi que algumas colunas ficaram muito estreitas ou largas demais. 
Para ajustar isso, coloque o cursor bem em cima da linha que você quer movimentar e veja que o cursor de transforma no seguinte nessa seta dupla com um tracinho no meio mostrado dentro do círculo vermelho da imagem abaixo:
Quando isso acontecer, clique, fique apertando esse botão do mouse e arraste esta linha para onde você quiser. Vá ajustando sua tabela até que ela fique com os espaços do tamanho que você deseja.
  
Inserir comentários
Sabe quando você está lendo um livro em papel e coloca um papelzinho em uma página para poder adicionar um comentário naquele texto que você achou interessante? Quem é mais chique até compra aqueles papeizinhos coloridos (post-it):
Pois é, você pode inserir comentários desse tipo tanto nos Documentos quanto nas Apresentações seguindo as instruções abaixo de acordo com a sua forma de acesso:
*No computador usando o teclado: selecione o texto (ou a imagem) que você quer comentar e aperte as teclas "Ctrl" + "Alt" + "M" no teclado do seu computador.
*No computador usando o mouse (setinha): selecione o texto (ou a imagem) que você quer comentar, depois clique com o botão direito em cima de onde você selecionou para abrir um menu (imagem abaixo), depois selecione "comentário" (indicado pela seta vermelha). 
*No computador usando o mouse (setinha): clique na imagem com o botão esquerdo para selecioná-la. Observe que a imagem ficará com um contorno azul com uns quadradinhos em volta (indicado pela seta azul na imagem abaixo). Veja que no canto direito aparecerá o desenho de um comentário com um sinal de + dentro dele (indicado pela seta vermelha na imagem abaixo). Clique nesse desenho indicado pela seta vermelha.
*Em qualquer aparelho eletrônico clicando no símbolo de comentário na barra de ferramentas indicado pela seta vermelha na imagem abaixo.

Não interessa qual das quatro formas acima formas você usou, mas irá aparecer uma caixa para você escrever seu comentário (observe a imagem abaixo). Perceba que o meu nome e foto aparecem na caixa, pois o comentário será feito por mim. Clique aonde está escrito "Comente ou adicione outras pessoas". Então, escreva seu comentário e clique no botão "Comentário" que ficará azul depois que você começar a escrever algo.

Após escrever o comentário, ele ficará disponível na lateral direita do documento facilitando que você encontre essas informações em um momento futuro, ressaltando algum aspecto importante nesse documento ou evidenciando informações e comentários para serem lidos depois.


Seguindo os mesmos passos você poderá também criar esses comentários nas Apresentações Google:

Um comentário: