O que é o DF? Um retângulo no centro do Brasil!
E vocês sabem como surgiu este retângulo?
E vocês sabem como surgiu este retângulo?
Em vários momentos da história do Brasil, foi pensada a ideia de trazer a capital do Rio de Janeiro para a região central do Brasil, porém, isso só ocorreu quando o Presidente Floriano Peixoto em 1892 instituiu uma comissão exploradora para vir ao Planalto Central demarcar o local onde seria construída a futura capital. A comissão chefiada por Luiz Cruls que era astrônomo, geógrafo e diretor do Observatório Nacional era composta por 22 membros, entre eles astrônomos, geólogo, botânico, farmacêutico, mecânico, médico. Na verdade, não foi apenas uma comissão, foram duas, em épocas diferentes e com missões distintas. A primeira missão veio com o objetivo de elaborar um minucioso relatório sobre a topografia, clima, hidrografia, fauna, flora, pedologia, recursos minerais e materiais de construção encontrados na região e pode ser considerado o primeiro RIMA (relatório de impacto ambiental) de nossa história. A segunda missão veio com o objetivo de demarcar uma área onde a capital seria construída que estava prevista na constituição.
O artigo 3º da Constituição Federal de 1891 determinou que "fica pertencente à União, no Planalto Central da República, uma zona de 14.400km², que será oportunamente demarcada, para nela estabelecer-se a futura Capital Federal".
A escolha do local foi onde se localizam as cabeceiras dos tributários dos três maiores rios brasileiros: o Maranhão, afluente do Tocantins, o Preto do São Francisco, e os rios São Bartolomeu e Descoberto do Paraná.
Naquela época, sem GPS e sem as ferramentas tecnológicas de hoje, eles utilizaram os conhecimentos científicos disponíveis e as ferramentas da época. Resolveram fazer um retângulo, para facilitar a demarcação e utilizaram os meridianos e paralelos da Terra para determinar a área, com a ajuda dos astros e conhecimentos astronômicos para determinação de paralelos e meridianos. Então, a comissão se dividiu em quatro e cada grupo tinha que fazer 10 medições com diversas técnicas para aumentar a precisão lo local demarcado.
O livro "Relatório Cruls - Comissão Exploradora do Planalto Central do Brasil", do autor Luiz Cruls, produzido pela editora do Senado Federal tem mais detalhes desta interessante comissão que fez surgir nosso DF como ele existe hoje. Vale a pena dar uma olhada...
Mas aqui podemos ver diversos assuntos para serem tratados em sala de aula, como por exemplo latitudes e longitudes em geografia para delimitar esta área de 14.400km², matemática para se calcular a área, relevo e hidrografia com os rios e montanhas da região, em ciências podemos estudar a fauna e flora que é citada no relatório e a posição dos astros para determinar esta área, em história os motivos da criação desta capital e o contexto histórico da época, em artes podemos trabalhar as paisagens e fotografias que são mostradas no relatório... não vou me adentrar muito neste assunto, mas acho que consegui deixar claro o tanto de conteúdo que pode ser trabalhado de maneira interdisciplinar apenas neste relatório sobre a criação do nosso DF.
Nenhum comentário:
Postar um comentário