Escreva aqui o que você procura:

Translate

01/04/2019

O que é literatura? Períodos literários.

A definição de literatura a seguir foi retirada do livro “Literatura -  Volume Único” da autora Helena Bonito Pereira. Se você for copiá-la, por favor, citar a fonte nas referências bibliográficas do seu trabalho.
“A Literatura é uma arte verbal, isso é, uma forma de expressão individual que se realiza por meio de palavras. Compõe-se de textos escritos por autores que tem preocupação especial com a sua construção, com a escolha das palavras e a maneira de combiná-las. Nos textos literários, as palavras indicam ou sugerem outros sentidos, além do seu sentido habitual. Assim, pode-se afirmar que o texto literário é um carregado de sentidos.
O texto literário inspira-se muitas vezes em personagens, objetos e acontecimentos do cotidiano, podendo resultar em impressões e sentimentos da pessoa que escreve. A partir da realidade externa, ou da própria vivência interior, o escritor propõe um texto que não pretende apenas reproduzir ou descrever elementos. Assim, mesmo quando se inspira em fatos que podem ter ocorrido realmente, o texto literário resulta do trabalho minucioso de seu autor com as palavras. O texto literário é sempre uma recriação, em busca do arranjo mais significativo ou da combinação mais estética das palavras e das imagens que evocam.”

Linha do Tempo
Era Medieval - Portugal
*Trovadorismo (do final do século XII ao século XIV): cantigas lírico-amorosas e satíricas (Cancioneiro da Ajuda, da Vaticana e da Biblioteca Nacional).
*Humanismo (século XV): teatro popular (Gil Vicente, Autoda Barca do Inferno)
Era Clássica – Portugal
*Renascimento Português (século XVI): poesia épica (Camões, Os Lusíadas)
*Barroco Português (século XVII até metade do século XVIII): poesia doutrinária, cultismo, conceptismo (Padre Antônio Vieira, Sermões)
*Neoclassicismo Português (segunda metade do século XVIII): poesia lírica, Arcádia Lusitana, Nova Arcádia (Bocage, Sonetos)
Era Romântica - Portugal
*Romantismo (primeira metade do século XIX): egocentrismo (Camilo C. Branco, Amor dePerdição).
*Realismo/Naturalismo (segunda metade do século XIX): crítica à sociedade burquesa, pessimismo (Éça de Queirós, O primo Basílio)
*Simbolismo (final do século XIX): subjetividade, angústia (Camilo Pessanha, Clepsidra)
*Modernismo (século XX): renovação da linguagem, crítica social, romance psicológico, pós modernismo, paródia, intertexto.

No Brasil pré-colonial, ou seja, antes do descobrimento, a cultura não era documentada de forma escrita, mas apenas transmitida de geração em geração através de histórias, música e rituais dos povos nativos brasileiros (que posteriormente foram chamados de indígenas).
Assim que os portugueses chegaram aqui, foi necessário que os portugueses levassem para a coroa portuguesa, que havia patrocinado a viagem até aqui, registros sobre como era esta nova terra que eles tinham encontrado. Nesse contexto foram pintados vários quadros para mostrar os nativos brasileiros, a fauna e a flora. Alguns exploradores chegaram a levar aves e índios para mostrar um pouco do Brasil para a família real. Entretanto, foi por meio da literatura que Pero Vaz de Caminha escreveu a Carta de Caminha, contando ao rei de Portugal como era esse novo mundo descoberto. Como essa carta tinha como objetivo informar, é uma Literatura Informativa. Para os historiadores, as principais literaturas desse período são:
1. Carta do Descobrimento. Pero Vaz de Caminha. Escrito por volta de 1500 e impresso em 1817.
2. Tratado da Terra do Brasil. Pero de Magalhães Gandavo. Escrito por volta de 1580 e impresso em 1826.
3. História da Província de Santa Cruz, a que vulgarmente chamamos de Brasil. Pero de Magalhães Gandavo. Editada em Portugal em 1576.
4. Diálogo sobre a conversão dos Gentios, Padre Manuel da Nóbrega. Escrito por volta de 1557 e impresso em 1880.
5. Tratado descritivo do Brasil. Gabriel Soares de Sousa. Escrito em 1587 e impresso em 1839.

Em 1549 os Jesuítas chegaram no Brasil para catequizar os índios e iniciar o ensino público formal no Brasil. O principal texto Jesuítico é o Auto de São Lourenço, escrito pelo Padre José de Anchieta.

Era Colonial – Brasil
* Quinhentismo Brasileiro (século XVI): descobrimento do Brasil, literatura catequética.
*Barroco Brasileiro (séculos XVII até XVIII): Gregório de Matos
*Neoclassicismo Português (segunda metade do século XVIII): Cláudio Manuel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga, Basílio da Gama, Santa Rita Durão.
Era Nacional – Brasil
*Romantismo (século XIX): Independência, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Castro Álves, Joaquim Manuel de Macedo, José de Alencar
*Realismo/Naturalismo (século XIX): Machado de Assis, Aluísio Azevedo, Parnasianismo, Raul Pompéia.
*Simbolismo (XIX): Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimarães
*Modernismo (Século XX): Semana de 22, Mário de Oswald de Andrade, Geração de 30, Geração de 45, Guimarães Rosa, Clarice Lispector.

Referências Bibliográficas
PEREIRA, Helena Bonito. Literatura – Volume Único. São Paulo: Editora FTD. 2000. Página 17 e contracapa.
AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO Severino. Novas Palavras – Literatura, Gramática, Redação e Leitura. Volume 1. São Paulo: Editora FTD. 1997.
FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto. Literatura Brasileira. 17ª edição. São Paulo: Editora Ática. 2000

Um comentário: