Escreva aqui o que você procura:

Translate

21/03/2019

O que é química analítica?

Química analítica é a ciência que estuda a composição dos materiais.
Química analítica qualitativa estuda quais substâncias estão presentes em um material.
Química analítica quantitativa estuda a quantidade de cada molécula ou elementos químicos em um material.

Utilizada para se verificar composição de produtos (pureza de sal, traços de glúten ou lactose), qualidade da água, qualidade do solo, composição do nosso sangue (exames médicos), etc.

Infelizmente não podemos analisar todo o sangue de uma pessoa, nem toda a água de um lago, então precisamos coletar uma amostra, ou seja, uma parte de tudo que eu gostaria de estudar. Ao se coletar uma amostra, busca-se investigar a presença ou quantidade de uma substância. Essa substância que se investiga é chamada de analito.

A quantidade de uma substância é um valor absoluto (massa, volume, número de mols)
A concentração é um valor relativo: massa/volume, número de mols/ volume, massa/volume.
Geralmente expressamos a concentração em parte por milhão: ppm mg/L mg/kg

Métodos de análise
Gravimetrico: determina a massa do analito.
Volumétrco: volume, determinando a quantidade do reagente que reagiu com o analito.
Eletroanalítica: mede uma propriedade elétrica, como o potencial, corrente e quantidade de carga.

As amostras devem ser preparadas:
*Definir problema analítico. Conhecer histórico da amostra, conhecer literatura, conhecer a amostra. Escolher qual amostra será coletada e quando será coletada, escolher qual analito será determinado.
*Selecionar um método: verificar o nível de exatidão do método, tempo necessário, recursos, complexidade e número de componentes na amostra, limite dos equipamentos utilizados para detecção (presença/ausência) e quantificação (quantidade).
*Amostragem: selecionar e coletar pequena amostra que seja representativa do todo. É a principal fonte de erro, que será trabalhado pela estatística.
*Processamento da amostra: preparação da amostra, homogeneização, purificação. Abrir amostra, ou seja, colocar o analito disponível para detecção (por exemplo: colocar substâncias em solução), colocar amostra gasosa em recipiente fechado. Se a amostra for foto-sensível, colocar em frasco escuro (por exemplo, de cor âmbar), o analito também não pode reagir com o frasco.
*Eliminação de interferentes: técnicas ou reações específicas (para apenas uma substância ou elemento), ou seletiva (para um grupo de elementos).
*Calibração e medida de concentração. Definir o ponto zero: branco analítico é quando coloco em uma amostra tudo que tem nos outros frascos menos o analito.
*Cálculo de resultados: estequiometria. Cálculos com base nos resultados experimentais.
*Estimativa da confiabilidade dos resultados: determinar a medida de incerteza, ou seja, a chance que seu resultado seja diferente do que de fato existe na vida real.

Livro recomendado: Química Analítica (Skoog)
https://www.inesul.edu.br/site/documentos/QUIMICA_ANALITICA_SKOOG.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário