Escreva aqui o que você procura:

Translate

16/03/2018

Química: notação científica; ordem de grandeza; exponenciais e logaritmos; grandezas e unidades de medidas, algarismos significativos e casas decimais, operações com grandezas (Capítulo 1 do livro Cálculos Básicos da Química)

Notação Científica
Transformar qualquer número em apenas uma unidade de um número vezes 10 elevado ao que for preciso.

Assim: 1,0932687362 x 10²      ou       8,7823971207 x 10-12     ou     6,02 x 1023    

Colocar em notação científica é importante pois nos permite comparar grandezas com tamanhos muito diferentes, sendo possível identificar quantas vezes uma grandeza é maior ou menor que a outra. 

Ordem de grandeza
A ordem de grandeza é o quão grande ou quão pequena é uma coisa. Então, olha-se apenas para o expoente da notação científica, ou seja apenas para o número que está acima do 10. Quanto maior o número acima do 10 (expoente), maior é a grandeza. 
Quando se fala em ordem de grandeza, não importa muito o número que multiplica o 10x. Pois quando qualquer número é multiplicado ou dividido por números muito grandes ou muito pequenos, 1 ou 9 não faz tanta diferença. Por exemplo:
O planeta Mercúrio está a 58.000.000km de distância do Sol... em notação científica se escreve 5,8000000 x 107
O planeta Netuno está a 4.498.000.000km de distância do Sol... em notação científica se escreve 4,498000000 x 109

Se olharmos para o número que multiplica o 10, podemos ver que 5,8 é maior que 4,498... mas não faz sentido dizer que Mercúrio está mais longe do Sol que Netuno. Então, na verdade quando comparamos estes dois números, não importa o número que multiplica o 10... importa o expoente que está em cima do 10. Porque como 107 é menor que 10podemos concluir que mercúrio está mais próximo do Sol.
Para saber quantas vezes Netuno está mais longe do Sol que Mercúrio, basta dividir 10por 10ou seja, subtrair os expoentes: 109 - 107 = 102 = 100... então podemos concluir a distância de Netuno em até o Sol é cerca de 100 vezes a distância de Mercúrio até o Sol. 
Perceba que se Mercúrio estivesse a uma distância de 9 x 107 ou 1 x 107, ainda assim a distância de Netuno seria cerca de 100 vezes a de Mercúrio. Então, quando comparamos ordem de grandezas diferentes, geralmente conta mais o expoente que o número que multiplica o 10 ao olharmos a notação científica.

Exponenciais e logaritmos
O exemplo acima deixa clara a importância do expoente, também chamado de potência.
Como muitas vezes o que queremos analisar é apenas o expoente. Então, nesses casos, pode-se utilizar o logaritmo, que é apenas o número que está na potência. 
10X=N   então:  Log10N= X 

Para medir grandezas, podemos usar diferentes unidades de medida. Entretanto, o Sistema Internacional definiu algumas grandezas como padrão para medir certas grandezas: 
comprimento (metro)
massa (kilograma)
tempo (segundo)
temperatura termodinâmica (kelvin)
corrente elétrica (ampere)
quantidade de substância (mol)
intensidade luminosa (candela)

A partir destas unidades básicas surgiram outras unidades derivadas, que são dadas pelas relações entre as grandezas acima. É legal conhecer estas equivalências para se utilizar a análise diferencial e transformar unidades.
Fonte: Cálculos Básicos da Química (2017) 4ª edição, dos autores Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva.
Para alterar a ordem de grandeza das unidades, utiliza-se os prefixos acima. Os mais usados são 10(kilo), 10-3(mili) e 10-2(centi).
Grandezas menos utilizadas estão na tabela abaixo, com seu fator de conversão.
Fonte: Cálculos Básicos da Química (2017) 4ª edição, dos autores Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva.

Observe na primeira página acima como fazer a conversão de unidades utilizando a análise dimensional.

Algarismos significativos e casas decimais: 
quantos números colocar no resultado?

Nenhuma conta vai aumentar a precisão da sua balança ou da sua régua. 
Então, sempre coloque a quantidade certa de números na sua resposta,
pois a quantidade de números no resultado está relacionado com a precisão do instrumento de medida.

Toda vez que você ouvir "algarismos significativos" pense em "números". 
*Sempre que você fizer uma conta de vezes, dividido, potência ou raiz, você vai usar a mesma quantidade de algarismos significativos do número que tem a menor quantidade de algarismos significativos. Então, use a mesma quantidade de números do número com menor quantidade de números

Toda vez que você ouvir "casas decimais" pense em "números à direita da vírgula" (todos, até o zero... lembre que o zero também é um número... e se eles está escrito, ele existe e é contado).
*Sempre que você fizer uma conta de soma ou subtração, você vai usar a mesma quantidade de casas decimais do número com a menor quantidade de casas decimais, ou seja menos números à direita da vírgula.

Arredondamento
Para colocar menos números, não podemos simplesmente esquecer os outros que não queremos... o arredondamento é importante para manter seu resultado preciso.
Como em todo número, o número que está mais à direita (ou seja o último número) é duvidoso, temos que sempre arredondar, pois 1,9 está muito mais perto de 2 do que de 1... então se você não arredondar corretamente poderia até quase dobrar o valor do resultado.

Aprenda a fazer arredondamento: 

Análise Dimensional
Para aprender a fazer operações com análise dimensional, acesse: 

* O que é análise dimensional? http://incentivandoaeducacaonodf.blogspot.com.br/2018/03/o-que-e-analise-dimensional.html


Resolução dos exercícios do capítulo 1 do livro abaixo: 
*Cálculos Básicos da Química (2017) 4ª edição, dos autores Romeu C. Rocha-Filho e Roberto Ribeiro da Silva (mais conhecido como Bob).

***Agradecimento especial ao querido professor Roberto Ribeiro da Silva (Bob) por me permitir utilizar seu livro para fazer esta postagem. Obrigada, professor.***

Nenhum comentário:

Postar um comentário