Escreva aqui o que você procura:

Translate

06/08/2020

Dos elementos químicos às substâncias simples e compostas

O vídeo abaixo explica todo o conteúdo dessa postagem

Qual é a cor e o formato de um elemento químico?
Todos os elementos químicos do universo que conhecemos estão representados na tabela periódica. Esses elementos químicos são muito pequenos, então não dá para vermos eles. 
Então, temos que imaginar como eles são. Como você imagina que esses elementos químicos são?
De qual cor eles são? Azul, vermelho, verde, laranja, cinza, rosa?
De qual formato? Quadrado, algum polígono, redondo, em forma de estrela, irregular?
É IMPOSSÍVEL VER UM ELEMENTO QUÍMICO, porque ele é menor que o comprimento de onda da luz visível, então a luz bate nele e passa direto. Os elementos químicos também NÃO TEM COR, como a cor é a luz percebida pelos nossos olhos, se o elemento químico não interage com a luz, não podemos vê-los.

Para facilitar a explicação, vamos desenhar um elemento químico como uma bolinha. Veja um elemento químico sendo representado por a bolinha branca no fundo preto da imagem abaixo.
E a luz será representada por uma onda.
Agora, imagine uma caixa escura com um elemento químico dentro. 
Veja na imagem abaixo que como o elemento químico é muito pequeno, a onda de luz não interage com o elemento químico e o atravessa sem se alterar.
Entretanto, se for um objeto, que é feito de vários elementos químicos juntos, o tamanho já será maior e a onda irá interagir com o conjunto de elementos químicos. Dependendo de qual for o elemento químico e de como eles estiverem organizados, a onda de luz sairá com outra frequência. 
Entenda isso pelas imagens abaixo que foram acessadas pelo site http://www.aulas-fisica-quimica.com/8f_12.html que retirou essas imagens do do livro FQ8 - Sustentabilidade na Terra - Edições ASA
Natureza Ondulatória da Luz

O que é uma SUBSTÂNCIA?
É um conjunto de elementos químicos.

Para facilitar a explicação, vamos desenhar um elemento químico como uma bolinha e cada elemento químico terá uma cor: ferro simbolizado pelo vermelho, prata pelo verde, alumínio pelo azul e rosa pelo rosa. Mas lembre-se isso é só para facilitar a explicação, os elementos químicos não tem cor.

O que é uma SUBSTÂNCIA PURA?
Quando todos os elementos químicos da substância são os mesmos. Veja na imagem abaixo que todas as bolinhas são da mesma cor, pois todas são o mesmo elemento químico. 
As substâncias que foram mostradas na imagem acima são metais sólidos, por isso os elementos químicos (bolinhas), estão juntinhos.
No estado gasoso, essas bolinhas ficam bem mais separadas. O gás oxigênio do ar que respiramos é formado por dois elementos químicos oxigênio juntos. Simbolizamos o gás oxigênio como O2. Então, o gás oxigênio seria assim:
...mas na verdade, os elementos químicos estão em constante movimento: vibrando, girando, se aproximando e se afastando um dos outros e se movimentando nas três direções: para cima ou para baixo, para a esquerda ou para a direita, para frente ou para trás.

O que é uma SUBSTÂNCIA COMPOSTA?
Substância tem pelo menos dois elementos químicos diferentes.
Por exemplo a água que tem dois hidrogênios e um oxigênio.
Lembrando que os elementos químicos estão sempre se movimentando. Quanto mais quente, mais os elementos químicos de movimentam. 
Se os elementos químicos estiverem se movimentando pouco, lentamente, a substância está fria. Se estiverem se movimentando rápido é uma substância mais quente.
Sal de cozinha
Outra substância composta é o sal de cozinha (NaCl), que possui os elementos químicos sódio (Na) e cloro (Cl). Como é um cristal sólido, os elementos químicos estão bem juntinhos e organizados. Então, eles se movimentam pouco, basicamente só vibrando.
Veja na imagem abaixo o sódio em laranja e o cloro em verde. Abaixo veja também a estrutura cristalina do NaCl.
Nitrato de amônio
Dia 4 de agosto de 2020, aconteceu um acidente causado pela explosão de nitrato de amônio no Beirute (Líbano). Esse sal possui os elementos químicos hidrogênio, nitrogênio e oxigênio, então é uma substância composta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário