Primeiro, vamos entender a relação entre a gordura, a insulina, o glicogênio, o glucagon e a a glicose. Encontrei esse vídeo abaixo no Youtube:
Ao nos alimentarmos, os nutrientes (glicose, lipídeos, proteínas, vitaminas e sais minerais) são absorvidos pelo intestino delgado. Dizer que o nutriente é absorvido significa que o sistema digestivo conseguiu reduzir o alimento a pequenos pedacinhos que conseguirão atravessar a parede interna (tecido epitelial de revestimento) do intestino delgado e entrar nos vasos sanguíneos que distribuirão esses nutrientes para os devidos tecidos e orgãos de acrdo com a necessidade do nosso organismo.
Quando nosso corpo precisa de energia, o açucar (glicose) é o primeiro a ser consumido, depois ocorre o consumo de gordura (lipídeos) e quando não é possível utilizar esses dois, nosso corpo pode utilizar tecidos nobres como fonte de energia, como por exemplo músculos (proteínas).
Quando nosso sangue está com muita glicose (hiperglicemia), o pâncreas produz insulina, que faz com que a glicose se transforme em glicogênio, que é uma grande molécula formada por várias moléculas de glicose ligadas uma na outra; esse processo de juntar as glicoses é chamado de glicogênese. Dessa forma, nosso corpo guarda a glicose, retirando-a do sangue e guandando-a nos músculos e no fígado.
Quando nosso corpo precisa de glicose (hipoglicemia), o glucagon faz o processo contrário ao da insulina, quebrando as ligações entre as moléculas de glicose presentes no glicogênio e liberando-as no sangue.
Nenhum comentário:
Postar um comentário