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16/03/2019

ABNT: Qual é a diferença entre tabela, quadro e figura?

Resumidamente, usamos a tabela para mostrar os dados numéricos, o quadro para organizar informações escritas e a figura para mostrar imagens e gráficos.

Para você entender melhor o que eles são, leia o "Guia de Apresentação de Teses" da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) no link: http://www.biblioteca.fsp.usp.br/~biblioteca/guia/i_cap_04.htm

Para facilitar, vou reproduzir o texto do link acima na íntegra aqui embaixo.
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Tabelas quadros e figuras (fotos, gráficos, mapas, desenhos, plantas, gravuras) são representações ilustrativas na tese que servem para organizar e possibilitar a interpretação do trabalho desenvolvido, de forma clara e objetiva. No texto da tese, pode-se mesclar tabelas, gráficos e figuras. Para cumprir essa finalidade, devem seguir a práxis e as recomendações para sua elaboração. As normas adotadas neste Guia baseiam-se nas recomendadas pela Fundação IBGE. A escolha entre o uso de tabela ou gráfico está associada às características dos dados e ao objetivo a que se propõe, sendo recomendável priorizar o uso de tabelas, pois estas apresentam valores precisos. Quando tabelas, gráficos e figuras forem transcritos de outros documentos (cópia direta), é necessária na indicação da fonte, a expressão "Extraído de:". Devem ser usadas tabelas: quando for importante apresentar valores precisos e não apenas tendências e, quando a quantidade de dados for muito grande, exigindo que os mesmos sejam sumarizados. Certos tipos de dados, particularmente eventuais ou repetitivos, quando em pequenas quantidades, não precisam ser apresentados na forma de tabelas ou gráficos.


4.1 TABELAS
Tabela é a forma não discursiva de apresentação de informações, representadas por dados numéricos e codificações, dispostos em uma ordem determinada, segundo as variáveis analisadas de um fenômeno. Existem várias regras para a apresentação de tabelas, porém, essas não devem ser rígidas. Muitas vezes a criatividade na sua montagem e edição é necessária para alcançar melhor comunicação. Para a elaboração de tabelas, quadros e figuras, conta-se com inúmeros recursos de informática que possibilitam a respectiva apresentação na forma variada de gráficos.

Recomenda-se que a tabela:
*seja suficientemente completa para ser entendida, dispensando consulta ao texto;
*contenha somente os dados necessários ao seu entendimento;
*seja estruturada da forma mais simples e objetiva;
*inclua os dados logicamente ordenados e 
*apresente dados, unidades e símbolos consistentes com o texto.

Quanto à apresentação, as tabelas:
*podem ser intercaladas no texto, e imediatamente após o trecho em que são citadas pela primeira vez, de maneira que sua visualização tenha sentido normal de leitura;
*podem ser apresentadas em anexo quando a quantidade de tabelas for grande ou quando ocupar mais de uma página, o que dificultaria a leitura do texto. Neste caso a parte inferior da tabela não é fechada (a não ser no seu final) com a indicação do termo "continua" no canto inferior da página. Na página seguinte devem ser repetidos o número, título e cabeçalho da tabela com a indicação do termo "continuação" entre o título e o corpo da tabela, no canto direito;
*devem ser alinhadas de acordo com as margens do texto. O espaço entre as tabelas e texto deve ser de duas entrelinhas;
*devem preferencialmente ser apresentadas no mesmo tipo e tamanho de letras adotados no texto ou reduzidas até um limite que não prejudique a sua leitura. Nunca em tamanho maior que o texto;
*não devem ter repetidos seus dados em gráficos ou figuras. Optar por um deles, sem perder de vista o que se quer comunicar, se os valores exatos ou aspecto visual;
*devem apresentar todas as casas preenchidas;
*podem ser apresentadas em duas ou mais partes, colocadas uma imediatamente abaixo da outra, separadas por traço horizontal duplo, no caso da existência de muitas colunas (excessiva largura);
*podem ser feitas em duas partes, colocadas lado a lado, separadas por traço vertical duplo, quando forem construídas com poucas colunas (muito estreitas).
  
4.1.1. Elementos Essenciais da Tabela:
As tabelas são compostas por elementos essenciais representados pelo número, título, cabeçalho, colunas indicadoras e casas. Além desses elementos podem ser acrescidos outros complementares, como fontes e notas.


Número

*O número só deve figurar quando houver mais de uma tabela;
*O número é precedido da palavra Tabela, ambos grafados em negrito, e localizados no topo da tabela;
*A numeração das tabelas deve ser sequencial, indicada por algarismos arábicos;
*Sua menção no texto é obrigatória, na ordem em que é referida.

Título
*Deve ser completo, conciso e claro, indicando todo o conteúdo da tabela;
*Deve ser apresentado na seguinte ordem: natureza do fato estudado (o quê), variáveis escolhidas para análise do fato (como), local (onde) e a época (quando) em que os fatos foram observados;
*O título da tabela é colocado na sua parte superior, grafado com letras minúsculas, respeitando as regras gramaticais do idioma, com espaçamento simples entre as linhas.
Cabeçalho 
Parte superior da tabela que indica o conteúdo das colunas.

Coluna indicadora
Espaço vertical que especifica o conteúdo das linhas.

Casa
Cruzamento de uma linha com uma coluna, onde são indicados os dados e informações.
Aspectos a considerar:
*deve ser evitado o uso de siglas e abreviaturas que não sejam de uso corrente; quando necessárias devem ser grafadas por extenso como nota na tabela;
*o cabeçalho deve ser centralizado na coluna, com a letra inicial da primeira palavra maiúscula. O uso de outras letras maiúsculas deve respeitar as regras gramaticais do idioma. É facultativo grafar o cabeçalho em negrito, desde que seja mantida uniformidade em todas as tabelas.
*a indicação de número no cabeçalho deve ser feita pela letra N, em maiúscula, já convencionado na literatura internacional. A indicação do número relativo deve ser feita pelo seu respectivo símbolo. Ex. % (porcento), ‰ (por mil);
*as expressões que totalizam os dados devem ser destacadas em negrito ou letras maiúsculas. Ex: Total, Subtotal, TOTAL;
*as informações da coluna indicadora devem ser alinhadas no canto esquerdo;
*os dados das casas ficam melhor centralizados nas colunas;
*os números decimais devem ser apresentados de forma homogênea em classes de até dois algarismos. A separação da parte inteira da decimal deve ser feita por vírgula. Ex. 3,2 ou 3,22; 123,8 ou 123,79.
*nenhuma casa da tabela deve ficar em branco, apresentando sempre um número ou sinal, como:
*o cabeçalho, a coluna indicadora e os totais devem ser limitados com traços horizontais e verticais (opcionais para totais). Não se empregam traços verticais e horizontais na separação das casas da tabela.



4.1.2 Elementos Complementares da Tabela

Além dos elementos essenciais podem ser acrescidos às tabelas elementos complementares, como fonte e notas.



Fonte

A fonte indica a entidade responsável pelo fornecimento dos dados ou a referência ao documento de onde foram extraídos. Deve ser posicionada no rodapé da tabela.
*o nome da instituição como fonte deve aparecer por extenso, ou de forma abreviada se conhecida nacional e internacionalmente;
*caso a fonte consultada seja uma publicação, deve-se indicar a referência completa do documento, ou remeter à referência na listagem final da tese;
*a palavra fonte deve ser grafada com a inicial maiúscula, seguida por dois pontos.
Notas e chamadas
Referem-se aos esclarecimentos gerais ou específicos do conteúdo da tabela. São colocadas no rodapé da tabela logo abaixo da fonte.
*as notas apresentam informações de natureza geral destinadas a conceituar ou esclarecer o conteúdo da tabela e a indicar a metodologia adotada na coleta e elaboração de dados. Cada nota deve ser indicada em linha própria, podendo ou não ser numerada ou identificada por símbolos gráficos;

*as chamadas notas específicas servem para esclarecer minúcias em relação às casas, colunas ou linhas. São indicadas em algarismos arábicos ou símbolos gráficos;
*A palavra "nota" deve ser grafada com a inicial maiúscula, seguida por dois pontos.


4.2 QUADROS
Os quadros são definidos como arranjo predominante de palavras dispostas em linhas e colunas, com ou sem indicação de dados numéricos. Diferenciam-se das tabelas por apresentarem um teor esquemático e descritivo, e não estatístico. A apresentação dos quadros é semelhante à das tabelas, exceto pela colocação dos traços verticais em suas laterais e na separação das casas.

Exemplo:
Quadro 10 - Principais bases de dados bibliográficas de interesse para a área de saúde pública disponíveis para acesso na Biblioteca da Faculdade de Saúde Pública da USP*, em 2014.
Nome da baseInstituição responsável/abrangênciaIndexa
LilacsBIREME (Sistema Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde) divulga a iteratura convencional e não-convencional em ciências da saúde, gerada na América Latina e Caribe.Década de 80 em diante
Environmental Engineering AbstractsLiteratura mundial nos aspectos tecnológicos do ar, solo, segurança ambiental, sustentabilidade.Artigos, livros, conferências, publicações governamentais.
MedlineNational Library of Medicine (NLM), com resumos de artigos de periódicos em medicina e áreas afins.Artigos de periódicos.
Sociological AbstractsCompilada pelo Sociological Abstracts Inc., apresenta resumos de diferentes tipos de documentos em sociologia e disciplinas correlatas.Livros, capítulos de teses, congressos e cerca de 5 mil periódicos.
CAB AbstractsConjunto de bases de dados produzido pela CABI (Commonwealth Agricultural Bureau International), com resumos em nutrição humana, tecnologia de alimentos, veterinária, ciências ambientais entre outras.Artigos de periódicos, livros, vídeos.
ERICEducational Resources Information Center produzida pela US Department of Education.Artigos, conferências, congressos, teses, documentos governamentais, material audiovisual.
PubMedInclui, além da base Medline, outros registros incluídos no Index Medicus ("Old Medline").
ScopusBase bibliográfica e de citação editada pela Elsevier nos diversos campos da ciência, área de medicina, ciências sociais, tecnologia.Artigos, livros, capítulos, conferências.
PsycInfoProduzida pela American Psychological Association - APA. Campo da da psicologia e disciplinas relacionadas.Artigos, capítulos, teses.
ISI/Web of ScienceBase bibliográfica e de citação produzida pelo Institute for Scientific Information (ISI) nas grandes áreas do conhecimento: ciência, ciências sociais, artes e humanidades.
* Disponível em: http://www.biblioteca.fsp.usp.br

4.3 FIGURAS
Figura é a denominação genérica atribuída aos gráficos, fotografias, gravuras, mapas, plantas, desenhos ou demais tipos ilustrativos, quando presentes na tese. Quando a figura for representada apenas por gráficos, a denominação pode ser feita por esta palavra (gráfico). Os gráficos representam dinamicamente os dados das tabelas, sendo mais eficientes na sinalização de tendências.
Deve-se optar por uma forma ou outra de representação dos dados, isto é, não utilizar tabela e gráfico para uma mesma informação. O gráfico bem construído pode substituir de forma simples, rápida e atraente, dados de difícil compreensão na forma tabular. A escolha do tipo de gráfico (barras, lineares, de círculos, entre outros) está relacionada ao tipo de informação a ser ilustrada. Sugere-se o uso de:
* Gráficos de linhas - para dados crescentes e decrescentes: as linhas unindo os pontos enfatizam movimento; 
* Gráficos de círculos - usados para dados proporcionais;
* Gráficos de barras - para estudos temporais; dados comparativos de diferentes variáveis.



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