Nesse início de ano os professores de ciências naturais foram surpreendidos na semana pedagógica por um Currículo em Movimento completamente modificado.
http://www.se.df.gov.br/curriculo-em-movimento-da-educacao-basica-2/
O Currículo em Movimento anterior teve uma ampla discussão com todos os professores do DF, primeiramente na escola, depois na regional de ensino de cada Região Administrativa, depois os que os que tiveram interesse também se reuniram na Sede da Secretaria de Educação para compilar o que foi mandando por todas as regionais e definir como ficaria o currículo. Eu estava lá, debatendo e discutindo uma melhor forma de trabalhar os conteúdos e meu nome está nas 6 páginas com os nomes de colaboradores que ajudaram a montar este novo currículo. Isso aconteceu com todos os professores de todas as matérias em todas as escolas do DF.
Entretanto, este ano, recebemos um novo Currículo em Movimento, com a parte de ciências naturais completamente modificada. Quando olhei quem havia elaborado esse novo currículo, fiquei surpresa em ver menos de uma página de colaboradores... e estes colaboradores eram apenas representantes de cada regional. Ou seja, não foi discutido com os professores. Pesquisando quem foram os redatores da parte de ciências, vi que são três pessoas que fizeram pós-graduação em ensino de ciências na Universidade de Brasília (UnB): Guilherme Baroni Morales (ensino de biologia), Maria Aparecida da Silva Prado (química), Sebastião Ivaldo Carneiro Portela (ensino de física). Pelo que consegui encontrar...
O Sebastião Ivaldo Carneiro Portela é:
"professor de Física do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e professor da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central." (https://www.escavador.com/sobre/3665631/sebastiao-ivaldo-carneiro-portela)
Ele trabalha com ensino médio e faculdade e não conhece a realidade do professor de ensino fundamental.
A Maria Aparecida da Silva Prado tem formação em química experimental e teórica,
"Além de ministrar aulas de química no ensino médio e profissional, tenho experiência no desenvolvimento e avaliação de material didático, via multimídia, e no desenvolvimento / aprimoramento do currículo de Ciências (ensino fundamental) e Química (ensino médio)." (https://www.escavador.com/sobre/4582769/maria-aparecida-da-silva-prado)
Então, ela trabalha como professora no ensino médio e não tem experiência com ensino fundamental. A formação dela na pós-graduação foi em química experimental e teórica, ou seja, ela só parece ter experiência teórica em ensino de ciências para crianças.
O Guilherme Baroni Morales:
"É professor da Secretaria de Estado de Educação e atua diretamente com programas e projetos voltados para o ensino fundamental, os quais incluem olimpíadas pedagógicas/científicas como a OBMEP, a OBR e a OBA, dentre outras. É consultor Ad hoc da FAPDF" (https://www.escavador.com/sobre/4385447/guilherme-baroni-morales)
Ou seja, embora ele seja professor da Secretaria de Educação, não parece estar em sala de aula.
Entretanto, esse novo currículo não foi feito por essas pessoas, ele foi feito com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), teoricamente consultando a opinião de todos da sociedade para se definir o que deveria ser ensinado em cada ano em todo o Brasil. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Em resumo, esse currículo de ciências foi feito por imposição de pessoas que não tem experiência com ensino de ciências para crianças e adolescentes do ensino fundamental. Acho isso muito sério, pois eles não conhecem a realidade dos alunos do ensino fundamental que é muito particular e única.
Tirara o que foi discutido e pensado por toda a rede de professores da Secretaria de Educação do DF e impor por pessoas que não tem experiência do que é a realidade dos alunos do ensino fundamental té uma decisão extremamente autoritária. A Base Nacional Comum Curricular nem tem os responsáveis técnicos, os escritores do documento... então, não sabemos quem teve a genial ideia de organizar os conteúdos dessa forma:
...mas tudo bem. Agora não há nada que possamos fazer, veio de cima e temos que executar.
Para ajudar os vários professores de ciências em desespero com esse novo currículo, resolvi fazer uma simplificação do que foi mudado e sugestões de como podemos trabalhar.
Lembrando que antigamente era trabalhado assim...
6º ano: Universo, planeta Terra, Atmosfera, o interior da Terra, ciclo da água, biomas mundiais e brasileiros.
7º ano: Classificação dos seres vivos (Reinos e Filos animais) e vírus.
8º ano: células, tecidos, órgãos, sistemas. Anatomia e fisiologia.
9º ano: física e química.
Uma grande mudança no novo currículo foi a RETIRADA DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. Eles simplesmente sumiram com todo o trabalho que era feito no 7º ano, não é mais necessário falar sobre reinos e filos, nem classificação de animais e plantas, nem seres vivos, nem vírus, nem estudar o que é uma bactéria.
Uma outra grande mudança é que foram selecionados conteúdos específicos de química e física e espalhados pelos quatro anos.
O conteúdo abaixo foi tirado do novo Currículo em Movimento de 2018 e destaquei qual era o ano que este conteúdo era ensinado no currículo antigo.
Além disso, destaquei observações grifadas de amarelo que podem ajudar os professores a fazerem um planejamento anual, com base no que já foi ensinado para o aluno até o ano passado no currículo antigo. Além de ajudar você a encontrar o conteúdo nos livros, que foram feitos com base no currículo antigo.
http://www.se.df.gov.br/curriculo-em-movimento-da-educacao-basica-2/
O Currículo em Movimento anterior teve uma ampla discussão com todos os professores do DF, primeiramente na escola, depois na regional de ensino de cada Região Administrativa, depois os que os que tiveram interesse também se reuniram na Sede da Secretaria de Educação para compilar o que foi mandando por todas as regionais e definir como ficaria o currículo. Eu estava lá, debatendo e discutindo uma melhor forma de trabalhar os conteúdos e meu nome está nas 6 páginas com os nomes de colaboradores que ajudaram a montar este novo currículo. Isso aconteceu com todos os professores de todas as matérias em todas as escolas do DF.
Entretanto, este ano, recebemos um novo Currículo em Movimento, com a parte de ciências naturais completamente modificada. Quando olhei quem havia elaborado esse novo currículo, fiquei surpresa em ver menos de uma página de colaboradores... e estes colaboradores eram apenas representantes de cada regional. Ou seja, não foi discutido com os professores. Pesquisando quem foram os redatores da parte de ciências, vi que são três pessoas que fizeram pós-graduação em ensino de ciências na Universidade de Brasília (UnB): Guilherme Baroni Morales (ensino de biologia), Maria Aparecida da Silva Prado (química), Sebastião Ivaldo Carneiro Portela (ensino de física). Pelo que consegui encontrar...
O Sebastião Ivaldo Carneiro Portela é:
"professor de Física do Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e professor da Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central." (https://www.escavador.com/sobre/3665631/sebastiao-ivaldo-carneiro-portela)
Ele trabalha com ensino médio e faculdade e não conhece a realidade do professor de ensino fundamental.
A Maria Aparecida da Silva Prado tem formação em química experimental e teórica,
"Além de ministrar aulas de química no ensino médio e profissional, tenho experiência no desenvolvimento e avaliação de material didático, via multimídia, e no desenvolvimento / aprimoramento do currículo de Ciências (ensino fundamental) e Química (ensino médio)." (https://www.escavador.com/sobre/4582769/maria-aparecida-da-silva-prado)
Então, ela trabalha como professora no ensino médio e não tem experiência com ensino fundamental. A formação dela na pós-graduação foi em química experimental e teórica, ou seja, ela só parece ter experiência teórica em ensino de ciências para crianças.
O Guilherme Baroni Morales:
"É professor da Secretaria de Estado de Educação e atua diretamente com programas e projetos voltados para o ensino fundamental, os quais incluem olimpíadas pedagógicas/científicas como a OBMEP, a OBR e a OBA, dentre outras. É consultor Ad hoc da FAPDF" (https://www.escavador.com/sobre/4385447/guilherme-baroni-morales)
Ou seja, embora ele seja professor da Secretaria de Educação, não parece estar em sala de aula.
Entretanto, esse novo currículo não foi feito por essas pessoas, ele foi feito com base na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), teoricamente consultando a opinião de todos da sociedade para se definir o que deveria ser ensinado em cada ano em todo o Brasil. http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
Em resumo, esse currículo de ciências foi feito por imposição de pessoas que não tem experiência com ensino de ciências para crianças e adolescentes do ensino fundamental. Acho isso muito sério, pois eles não conhecem a realidade dos alunos do ensino fundamental que é muito particular e única.
Tirara o que foi discutido e pensado por toda a rede de professores da Secretaria de Educação do DF e impor por pessoas que não tem experiência do que é a realidade dos alunos do ensino fundamental té uma decisão extremamente autoritária. A Base Nacional Comum Curricular nem tem os responsáveis técnicos, os escritores do documento... então, não sabemos quem teve a genial ideia de organizar os conteúdos dessa forma:
...mas tudo bem. Agora não há nada que possamos fazer, veio de cima e temos que executar.
Para ajudar os vários professores de ciências em desespero com esse novo currículo, resolvi fazer uma simplificação do que foi mudado e sugestões de como podemos trabalhar.
Lembrando que antigamente era trabalhado assim...
6º ano: Universo, planeta Terra, Atmosfera, o interior da Terra, ciclo da água, biomas mundiais e brasileiros.
7º ano: Classificação dos seres vivos (Reinos e Filos animais) e vírus.
8º ano: células, tecidos, órgãos, sistemas. Anatomia e fisiologia.
9º ano: física e química.
Uma grande mudança no novo currículo foi a RETIRADA DA CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS. Eles simplesmente sumiram com todo o trabalho que era feito no 7º ano, não é mais necessário falar sobre reinos e filos, nem classificação de animais e plantas, nem seres vivos, nem vírus, nem estudar o que é uma bactéria.
Uma outra grande mudança é que foram selecionados conteúdos específicos de química e física e espalhados pelos quatro anos.
O conteúdo abaixo foi tirado do novo Currículo em Movimento de 2018 e destaquei qual era o ano que este conteúdo era ensinado no currículo antigo.
Além disso, destaquei observações grifadas de amarelo que podem ajudar os professores a fazerem um planejamento anual, com base no que já foi ensinado para o aluno até o ano passado no currículo antigo. Além de ajudar você a encontrar o conteúdo nos livros, que foram feitos com base no currículo antigo.
6º ano
Matéria e Energia 9º ANO
• Substâncias puras e misturas • Misturas homogêneas e heterogêneas •
Transformação química • Reagentes e produtos • Métodos de separação de misturas
• Propriedades específicas da matéria: Densidade; Temperatura de fusão e ebulição
• Materiais sintéticos: plástico; tecido; medicamentos; cosméticos
Vida e Evolução 8º ANO •
Estruturas e organelas celulares • Funções das estruturas e organelas celulares
• Tipos celulares e suas funções • Células dos tecidos: muscular, conjuntivo,
epitelial e nervoso • Níveis de organização do corpo: células, tecidos e órgãos
• Integração entre os sistemas do organismo: Cardiovascular; Linfático;
Digestório; Endócrino; Reprodutor;
Esquelético; Excretor; Tegumentar; Imune • Sistema nervoso • Controle motor e
sensorial • Inter-relação do sistema nervoso, muscular, tegumentar e dos órgãos
sensoriais • Visão humana e sua importância, defeitos da visão, correção dos
defeitos da visão com lentes • Sistema locomotor, estruturas de locomoção e o
sistema nervoso • Substâncias psicoativas • Mecanismos de ação das substâncias
psicoativas no sistema nervoso humano e animal • Sistema reprodutor masculino,
feminino e intersexo • Puberdade • Transformações físicas e psíquicas
promovidas pelos hormônios sexuais • Métodos contraceptivos • Atuação dos
métodos contraceptivos no organismo • Eficácia dos métodos contraceptivos •
Cuidados com o corpo: relações sexuais • Gravidez na adolescência • Infecções
Sexualmente Transmissíveis (IST) e gravidez
• Estatuto da criança e do adolescente: o Artigos 3º, 4º,
8º, 13, 15, 16, 17 e 18. Veja-os aqui: Artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente inseridos no Currículo em Movimento da SEDF de 2018 - http://incentivandoaeducacaonodf.blogspot.com/2019/03/artigos-do-estatuto-da-crianca-e-do.html
Terra e Universo 6º ANO • Camadas que estruturam a Terra e suas características: Geosfera; Hidrosfera; Atmosfera
• Composição geológica da Terra: Tipos de rochas; Períodos geológicos; Formação
de fósseis • Esfericidade da Terra • Evolução histórica das concepções
relativas ao formato da Terra • Movimentos relativos da Terra em torno do Sol •
Movimento de rotação e translação da Terra • Inclinação do eixo de rotação da
Terra
7º ano
Matéria e Energia 9ºANO • Máquina simples • Vantagem mecânica • Máquina simples e desenvolvimento
social • Temperatura, calor e sensação térmica • Fatores que influenciam na
umidade, temperatura e sensação térmica do ambiente • Trocas de calor •
Equilíbrio térmico • Condutores e isolantes de calor • Forma de propagação de
calor • Sol como fonte de energia • Máquinas térmicas • Tipos de combustíveis e
usos nas máquinas térmicas •Impactos ambientais do uso de combustíveis fósseis
• Alternativas energéticas renováveis • Mudanças econômicas, culturais e
sociais decorrentes do desenvolvimento científico e tecnológico
Vida e Evolução 6º ANO, como o aluno já estudou ano passado, não precisa dar novamente •
Ecossistemas e Biomas brasileiros • Características físicas e fatores
ambientais dos biomas brasileiros e mundiais • Bioma Cerrado • Componentes
físicos, biológicos e sociais dos ecossistemas • Alterações na dinâmica dos
ecossistemas • Desequilíbrios ambientais • Fauna e flora dos ecossistemas •
Interação entre os componentes físicos, biológicos e sociais dos ecossistemas 7º e 8º ANO, se tiver •
Indicadores de saúde: mortalidade infantil, saneamento básico, condições
atmosféricas, impactos ambientais etc. • Políticas públicas em saúde • História
da vacinação • Vacinação e políticas públicas • Calendário de vacinação • Erradicação
e controle de doença História 9º ano tem a revolta da vacina, mas esse conteúdo é o conteúdo atual de antivacina • Movimento
antivacina 8º ANO • Avanços tecnológicos e impactos nas sociedades • Avanços da
medicina • Nanotecnologia, quântica, robótica, tecnologias digitais
Terra e Universo 6º ANO, como o aluno já estudou ano passado, não precisa dar novamente • Atmosfera Terrestre • Composição do Ar: Gás oxigênio; Gás nitrogênio; Gás carbônico;
Monóxido de Carbono; Metano; Gases nobres; Vapor de água • Efeito estufa •
Poluição do ar • Camada de Ozônio • Fenômenos geológicos naturais: Vulcões;
Terremotos; Tsunamis • Movimentação das placas tectônicas • Teoria da Deriva
Continental
Se eu fosse dar aula no 7º ano, em vez de repetir o conteúdo do 6º, eu explicaria classificação de seres vivos.
8º ano
Matéria e Energia 9º ANO • Fontes e tipos de energia • Energia renovável e não renovável • Componentes
do circuito elétrico • Tipos de circuitos elétricos • Transformações da energia
elétrica em outros tipos de energia • Consumo de energia elétrica • Eficiência
energética de aparelhos • Consumo responsável da energia elétrica. • Usinas de
geração de energia elétrica • Impactos socioambientais da produção de energia
elétrica • Transmissão e uso responsável da energia elétrica
Vida e Evolução 7º ANO, como o aluno já estudou ano passado, não precisa dar novamente •
Estruturas reprodutivas das plantas • Polinizadores • Estratégias de reprodução
das plantas • Reprodução das plantas e seleção natural • Estratégias de
reprodução dos animais • Comportamento sexual dos animais • Períodos
reprodutivos dos animais • Competição intra-espécie e reprodução • Seleção
natural e reprodução dos animais 8ºANO • Sistema reprodutor masculino, feminino e
intersexo • Puberdade • Hormônios do sistema reprodutor • Maturação do sistema
reprodutor e puberdade • Transformações físicas e psíquicas promovidas pelos
hormônios sexuais • Métodos contraceptivos •Cuidados com o corpo: relações sexuais
• Gravidez na adolescência • Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e
gravidez
•Estatuto da criança e do adolescente: o Artigos 3º, 4º, 8º, 13, 15,
16, 17 e 18 Veja-os aqui: Artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente inseridos no Currículo em Movimento da SEDF de 2018 - http://incentivandoaeducacaonodf.blogspot.com/2019/03/artigos-do-estatuto-da-crianca-e-do.html
8ºANO •IST: sintomas, agentes causadores, modos de transmissão e
prevenção • Agentes de saúde, orientação
médica e conhecimento no combate e prevenção de infecções sexualmente
transmissíveis.
Terra e Universo 6º ANO, como o aluno já estudou esse conteúdo, não precisa explicar novamente • Fases da Lua e eclipses • Características do movimento de rotação e
translação da Terra • Estações do ano • Climas regionais • Correntes oceânicas
• Correntes atmosféricas • Previsão do
tempo • Variáveis envolvidas na previsão do tempo: o Temperatura; o Pressão; o
Umidade • Alterações climáticas • Equilíbrio ambiental
9º ano
Matéria e Energia 9º ANO
• Estrutura da matéria • Modelo de constituição da matéria • Aspectos
quantitativos das transformações químicas • Ligações químicas • Elementos
químicos • Modelos de estrutura da matéria • Composição da luz branca • Cores
primárias de luz • Luz e cor de objetos • Mecanismos e aparelhos de transmissão
e recepção de imagem e som • Radiações eletromagnéticas
Vida e Evolução LIVRO DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO: GENÉTICA •
Hereditariedade • Transmissão de informação genética; • Relação entre ascendência
e descendência • Reprodução e transmissão da informação genética • Informação
genética e características físicas •
História da genética • Noções básicas da genética mendeliana • Experimentos de
Mendel • Genes e traços hereditários • Alelos dominantes e alelos recessivos •
História do pensamento evolucionista; • Ideias evolucionistas de Darwin e
Lamarck • Seleção natural e evolução das espécies • Diversidade biológica •
Variação genética • Mutações aleatórias • Ancestral comum • Seleção natural,
ambiente e adaptação • Surgimento de novas espécies ???? não conheço livro de ensino fundamental nem médio que tem isso como conteúdo, entretanto, pode ser encontrado como curiosidade em ecossistemas. Estudei isso na faculdade de biologia, em uma matéria optativa chamada Conservação da Fauna Silvestre. Vou fazer uma postagem sobre isso. • Unidades de Conservação •
Tipos de Unidades de Conservação • Objetivos e importância das Unidades de
Conservação • Meio ambiente e sustentabilidade • Mitigação de problemas e
riscos ambientais • Atores e fatores envolvidos em desequilíbrios ambientais •
Consumo consciente • Poder público, sociedade civil e meio ambiente
Terra e Universo 6º ANO, como o aluno já estudou esse conteúdo, não precisa explicar novamente• Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo • O Sistema
Solar e a Via Láctea • A Via Láctea e o Universo • Diferentes leituras do céu
pelos povos e necessidades culturais • Sobrevivência da vida humana fora da
Terra • Ciclo de vida de uma estrela • Efeitos da evolução estelar do Sol sobre
o nosso planeta
Comentários, dúvidas e sugestões? Deixe nos comentários, por favor.
olá, muito boa e norteadora sua análise de conteúdo. Minha contribuição na discussão: acredito que ao menos vírus e bactéria deveria ser explicada antes de falar sobre Vacina, pois acho imprecindível esse conhecimento. Quanto ao 9º ano, Terra e Universo, creio que eles não tenham visto de Diferentes Leituras em diante.. Faltou também a inclusão do ECA de 6º a 8º.. não olhei ainda o que diz aqueles artigos, mas achei que caiu de páraquedas para nós.
ResponderExcluirOlá, Isa. Muitíssimo obrigada pelo seu comentário. Ele mostra que esta postagem atingiu ao público de professores atingidos por esse currículo. Seu comentário me motivou a fazer mais uma postagem sobre os temas acrecentados, como Estatuto da Criança e do Adolescente.
ExcluirAcho também legal destacar conteúdos que não foram explicitados, mas que são necessáriops para a compreensão dos conteúdos do currículo.
O grande problema desse novo currículo é que ele coloca temas distintos em cada ano, sem pensar que é necessário preparar o aluno de ensino fundamental para aquele conteúdo, pois em geral, eles não possuem os pré-requisitos necessários.
Mais uma vez, muito obrigada pelo seu comentário.
Desculpe, era Iza com "z".
ResponderExcluirA SEDF é tão genial que não mudou os livros! Estou lecionando para o 6* ano, o conteúdo é de 8* ano pelo novo currículo, mas o livro antigo segue, logicamente, o conteúdo antigo do 6* Ano. A SEDF realmente é brilhante, patética de tão brilhante.
ResponderExcluirEstá acontecendo uma "formação" com os profs de CN nas regionais.
Tagua, Sam, RecEmas, Gua e NB foi 26/2 no CED6 Tagua N. Cei e Braz dia 19/3 no IFB de Cei. Para, São S e PP dia 26/3 na eape. Gam e StaMa dia 2/4 no CIL do Gama. Plan e Sob dia 9/4 na regional de Sob.
É um bom momento pra falar tudo isso que vc escreveu, pois está coberta de razão.