Escreva aqui o que você procura:

Translate

10/01/2019

A profissão de biólogo e a educação ambiental (uma análise crítica)

Seja crítico:
Hoje assisti o Projeto Tamar fazer uma soltura de tartaruguinhas na praia
Como bióloga, lembrei o motivo de eu não trabalhar com biologia de campo, ou seja, não usar meu bacharelado. Os biólogos trabalham com amostragem populacional, ou seja, fazem estudos com alguns indivíduos para entender como funciona a natureza.
*Nesse estudos alguns animais podem morrer para formar uma coleção biológica (ou seja, uma biblioteca com representantes de cada espécie) possibilitando  a preservação da espécie na natureza. Então, podemos MATAR PARA PRESERVAR.
*Ao fazer estudo de campo para vermos os animais na natureza, descobrimos que existe uma taxa de mortalidade na população. Ou seja, de tantos filhotes apenas tantos conseguem chegar a vida adulta, seja por predação ou por competição por recursos. Então, o biólogo ENTENDE QUE É NORMAL QUE INDIVÍDUOS MORRAM.
*Para ensinar pessoas a preservar o ambiente, podemos então usar alguns animais que "já iam morrer mesmo" para ensinar a população humana a proteger os animais e o ecossistema que eles vivem. Isso inclui alguns "circos" feitos por ONGs, projetos e instituições que sensacionalizam ações para que o público se divirta e tenha um contato mágico com a natureza. Esse é o exemplo do zoológico e no meu caso hoje foi do Projeto Tamar.
*O Projeto Tamar soltar tartaruguinhas com o Sol quente só desidrata as coitadas que não vão conseguir sobreviver. Soltar com um monte de gente perto para ver a soltura aumenta o risco delas serem esmagadas por alguém andando no mar. Eles sabem disso  por isso "selecionaram" umas 30 para morrerem nesse circo, ...dentro da probabilidade de morte natural da espécie que coloca mais de 100 ovos em cada buraco.
* A tartaruga marinha é um  "animal bandeira", ou seja, um animal carismático e bonitinho que é usado como desculpa para se preservar todo um ecossistema. Sabemos que o Projeto Tamar realmente faz um trabalho incrível preservando tartarugas marinhas, mas é preciso rever como se faz essa educação ambiental.

#ProjetoTamar #bióloga #biólogo #educaçãoambiental #preservação #praia #professora #férias #tartaruga

Nenhum comentário:

Postar um comentário