Escreva aqui o que você procura:

Translate

04/12/2018

Como não ficar nervoso na hora da prova?

Eu fico muito nervosa na hora da prova. Quando eu fazia prova de cálculo tinha que tomar Dorflex de tanto que meu trapézio (músculo entre a nuca e os ombros) ficava doendo. Quando eu estava fazendo Física 1, eu ficava tão tensa que tinha diarréia de nervoso (fui ao gastroenterologista e descobri que eu estava com síndrome do intestino irritável). Quando fico muito com muita ansiedade chego a sentir falta de ar.
No final do ensino médio e no final do mestrado eu tinha crises de pânico: quando o estresse era muito grande eu me encolhia no chão, tremendo e chorando de soluçar. Sim... Muito estresse, muita ansiedade. Estou fazendo tratamento psicológico na linha Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e conheci algumas técnicas que me ajudam a saber o que fazer nesses momentos de estresse e ansiedade.  Tem dado bastante resultado e incrivelmente estou tranquila no final do ano. Obrigada, João.
Então, quero compartilhar com vocês essas técnicas que ajudam bastante:
1. Na hora que você estiver "surtando": feche os olhos e pense na sua respiração. Perceba o ar entrando e saindo. Mesmo que você esteja atrasado, 2 minutos não vai fazer tanta diferença no que você vai fazer, mas vai fazer muita diferença na sua saúde e no seu estado emocional.
2. Pegue um papel e uma caneta e escreva o que você pode fazer. Trace metas pequenas e possíveis. Escrever é importante para você visualizar as coisas e ser recompensado ao riscar o que conseguiu fazer. Isso faz você se sentir capaz e conseguir gerenciar seus objetivos gerais a partir de metas específicas.
3. Evite a catastrofização. Não pense no que você não pode fazer. Evite pensar no que pode dar errado. A sensação de imaginar que algo pode dar errado geralmente é muito pior do que estar na situação que algo deu errado. Então, se você não conseguir evitar a catastrofização, se imagine no pior cenário possível, escreva as consequências desse pior cenário e escreva o que você faria nesse pior cenário, quais seriam as suas novas metas. Ter um plano B para caso "tudo dê errado" te faz perceber que você consegue lidar com a situação, não interessa o que aconteça, te dá tranquilidade para poder visualizar o que você pode fazer.
Ajudou? Escreva nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário