Escreva aqui o que você procura:

Translate

15/08/2019

Período Entre Guerras (1918-1930)

A crise do liberalismo: crise dos regimes liberais e seus valores (direitos individuais, governos eleitos, tolerância, liberdade de expressão, não intervenção estatal na economia). Motivos: A crise econômica, social e política causada pela 1ª Guerra Mundial foi agravada pelo Crash da Bolsa de Valores de Nova York (crise de 1929) e pela grande depressão mundial nos anos 30. A insegurança e o empobrecimento geraram uma desilusão com o liberalismo e com o capitalismo. Consequências: Ascensão dos governos intervencionistas na economia. O dirigismo econômico e coletivo. Nos casos moderados democracia e liberdade política com intervencionismo (keynesianismo) e estado de bem-estar social (Welfare State) nos EUA, Grã-Bretanha e França. 
O Totalitarismo: regimes ditatoriais que tentava controlar todos os aspectos da vida de um indivíduo em nome de uma coletividade (povo, nação, raça, proletariado). 
*Totalitarismo de Esquerda: ditadura do proletariado com total estatização da economia (coletivismo extremo), um exemplo foi o socialismo na URSS. 
*Totalitarismo de Direita: ditadura em nome da nação/raça (ultranacionalismo) com intervenção parcial na economia, preservando o capitalismo, como exemplos foram os regimes do fascismo na Itália e o nazismo (ou nacional-socialismo) na Alemanha. Ditadura do partido único em nome da coletividade, ditadura carismática controlando controlando o partido e o Estado. Ideologia oficial coletivista pregando o ódio/violência contra o outro: nós (proletariado, raça ariana, nossa nação) somos do bem, os outros  (burguesia, judeus, negros, gays, outras nações) são do mal, uma ameaça, os inimigos. Terror estatal de uma política secreta que controla os civis e os militares. Forte censura. intervencionismo estatal. Militarização da sociedade: preparação para a guerra contra o outro.

A formação da URSS
Antecedentes no início do século XX
*Império multinacional euro-asiático: russos dominando uma área de não-russos (ucranianos, poloneses, finlandeses, turcos da Ásia Central, etc).
*Monarquia autoritária: o czarismo da dinastia Romanoz (Czar Nicolau II). Apoio da nobreza/igreja ortodoxa russa, economia agrária em rápida industrialização/"modernização" (maioria da população era camponeses pobres, crescimento da burguesia, classe média e proletariado). 
*Pressão por reformas políticas e sociais. Crescimento de grupos políticos oposicionistas clandestinos, sobretudo da esquerda: socialistas marxistas e não-marxistas (populistas), anarquistas. Destaques para o partido social democrata russo que eram marxistas operários divididos em duas facções: Mencheviques (queriam um partido descentralizado e reformas graduais no capitalismo) e Bolcheviques (queriam um partido centralizado, passaram a defender uma revolução anti-capitalista e originaram o partido comunista de Lênin).
*Revolução de 1905. Precipitada pela derrota da Rússia na guerra russo-japonesa (1904-1905) levou à criação do parlamento (DUMA), mas a monarquia se tornou autoritária e acabou sendo um ensaio geral para a revolução de 1917.

Revolução Russa de 1917
Precipitada pela crise gerada pela 1ª Guerra Mundial.
*Primeira fase: "Revolução de Fevereiro". Derrubada da monarquia e criação de 2 poderes revolucionários rurais (dualidade de poderes):
-Governo provisório "Menchevique" presidida por Kerenski (promessa de reformas).
-Sovietes: conselho de trabalhadores e soldados esquerdistas. Agravamento da crise e fortalecimento dos Bolcheviques. Lemas: "Todo o poder para os sovietes" e "Paz, Terra e Pão".
Ideia Central: 1ª Guerra Mundial destruiria o capitalismo e haveria uma revolução comunista mundial que começaria na Rússia.
Aliança do Partido Socialista Revolucionário de Esquerda influente no campo ("Aliança Revolucionária Camponesa" contra os Mencheviques.
*Segunda fase: "Revolução de Outubro": revolução Bolchevique ou comunista, liderada por Lênin e Trótski, por meio da derrubada do governo provisório.

O Governo Lênin (1917-1924): Início da construção do socialismo.
Primeiras medidas: estatização da grande indústria, bancos e grande comércio, distribuição de terras para camponeses, início da ditadura do partido comunista, retirada da Rússia da 1ª Guerra Mundial, derrotada pela Alemanha (tratado de Brest-Litovsk), independência da Ucrânia, Polônia, Finlândia, Países Bálticos.
Guerra Civil (1918-1921). Exército Vermelho Comunista (comandado por Trótski) contra Exército Branco Anti-comunista (oficiais monarquistas). Intervenção militar estrangeira (EUA, Grã-Bretanha, França, Japão ajudaram o exército branco). "Comunismo de Guerra" (maior estatização da economia, requisição forçada de comida. Vitória Bolchevique.
Reconquista da Ucrânia.
Criação da URSS (1922): Criação do Comintern (1919) Organização Comunista Internacional ou Terceira Internacional com reunião os partidos comunista de vários países liderados pelos Bolcheviques com o objetivo de expandir a revolução comunista pelo mundo, mas fracassou devido a crise econômica (escassez, estagnação e fome) e ao isolamento internacional da URSS, bloqueio comercial imposto pelas potências capitalistas e insatisfação popular.
Revolução de Kronstadd (marinheiros e operários liderados pelos anarquistas tentaram derrubar os Bolcheviques), mas falharam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário