Escreva aqui o que você procura:

Translate

17/08/2019

Segunda Guerra Mundial (1939-1945)

Imperialismo Alemão, Japonês e Italiano, como resultado da ascensão de governos ultranacionalistas nos 3 países, foi facilitado por um contexto favorável ao expansionismo: fraqueza da Liga das Nações, neutralidade/isolamento dos EUA e política de apaziguamento da Grã-Bretanha e França pelas concessões aos agressores em troca do compromisso de tomarem outros territórios.
*1931: O Japão invadiu a Manchúria e criou o Reino Manchuko como um estado satélite japonês. A Liga das Nações  condena o Japão, mas ele sai da liga impune.
*1934-1936: Hitler rompe o Tratado de Versalhes rearmando a Alemanha e ocupando a região desmilitarizada da Renânia.
*1935: A Itália invade a Etiópia (Abissínia). A liga das nações propõe sanções econômicas contra a Itália, reduzida pela França e Grã-Bretanha.
*1936-1939: Guerra Civil Espanhola. De um lado estavam rebeldes nacionalistas que eram monarquistas e fascistas receberam intervenção militar da Itália e da Alemanha (bombardeio alemão à cidade de Guernica). Do outro lado estava o governo da frente popular que eram republicanos, socialistas e comunistas com o apoio da URSS e intervenção militar das brigadas internacionais (voluntários de esquerda). Vitória nacionalista e implementação da ditadura do General Francisco Franco (1939-1975). Observação: Na mesma época Portugal estava sob a ditadura de Salazar (1931-1968).
*1937: Japão invade a China. Início da Segunda Guerra Sino-Japonesa (1937-1945). A China estava em Guerra Civil: de um lado o governo nacionalista (Kuomintang) liderado pelo general Chiang-Kaishek e apoiado pelos EUA e URSS; do outro lado estavam os comunistas liderados por Mao Tsé-Tung que buscavam fazer a revolução camponesa socialista. Tensão entre EUA e Japão.
*1938: Expansão alemã na Europa Central sem resistência
-Março. "Anschluss" significa anexar em alemão: Alemanha anexa Áustria.
-Setembro. Conferência de Munique: Grã-Bretanha aceitam que Alemanha anexe os sudetos (região da Tchecoslováquia habitada por alemães) em troca do compromisso de Hitler não tomar mais territórios (apogeu da política do apaziguamento).
*1939: Crise europeia. Hitler rompe o acordo de Munique.
-Março: Alemanha estimulou a independência da Eslováquia (que virou estado satélite alemão) e anexou a República Tcheca.
-Abril: Itália ocupa a Albânia.
-Julho: Alemanha exige territórios da Polônia, que não aceita ceder. Grã-Bretanha e França prometem defender Polônia.
-23 de agosto: Pacto de não-agressão germano-soviético entre Hitler e Stalin. Cláusula pública: as duas potências não iriam se atacar. Cláusula secreta: ambas dividiram o leste europeu (inclusive a Polônia) entre si.
-1º de setembro: Alemanha invade a Polônia dando início à 2ª Guerra Mundial.

Alianças
Eixo: Alemanha, Japão e Itália.
Aliados: Grã-Bretanha, França, Polônia... e a partir de 1941 URSS e EUA.

Fases
1939-1942: O Avanço do Eixo
*A Alemanha conquista a maior parte da Europa Ocidental / Balcãs.
*Derrota e divisão da França: norte ocupado pelos alemães e sul presidido pelo marechal Petáin (estado-satélite alemão).
*A Grã-Bretanha continuou resistindo (1º Ministro Winson Churchill).
1941: Expansão da Guerra
*Junho: Alemanha ataca URSS
*Dezembro. Japão ataca EUA (Pearl Harbor) e Grã-Bretanha. Alemanha declara guerra aos EUA. Formação da Grande Aliança.
1942-1945: A contra-ofensiva aliada. Recuo e derrota do Eixo na Europa.
*A URSS expulsa os alemães da Europa Oriental e invade a parte leste da Alemanha.
*EUA e Grã-Bretanha expulsam os alemães da Europa Ocidental e invadem a parte oeste da Alemanha.
*Os soviéticos tomam Berlim, Hitler se suicida e a Alemanha se rende (abril-maio, 1945).
*Na Ásia: EUA expulsam os Japoneses do Pacífico, bombardeiam o Japão com armas atômicas em Hiroshima e Nagasaki) e a URSS invade a Manchúria. Japão se rende (agosto-setembro, 1945).

Consequências da 2ª Guerra Mundial
*Colapso da Europa e do Japão: descolonização da África e Ásia.
*Ascensão de duas superpotências: URSS (socialista) e EUA (capitalista). Bipolaridade.
*Guerra Fria (1945-1991): conflito ideológico e geopolítico entre EUA e URSS pela hegemonia mundial sem uma guerra direta entre ambos. Equilíbrio do poder nuclear e capacidade de retaliação/destruição mútua ("terror nuclear").

Nenhum comentário:

Postar um comentário