Escreva aqui o que você procura:

Translate

25/03/2019

Quais são as partes de um trabalho científico? TCC, mestrado, doutorado, artigo...

Não interessa o que você vai produzir em ciência, não importa se é um artigo, um trabalho de conclusão de curso (TCC), uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutorado, e muitas vezes nem interessa qual é a área que você estuda... qualquer trabalho científico deve ser escrito com introdução, método, resultados, discussão e conclusão. Ok, mas antes disso, vamos simplificar as coisas.

Se você está querendo fazer uma pesquisa qualquer, deve responder as perguntas básicas de uma pesquisa. Em inglês, elas começam com "Wh", por isso são chamadas as "Questões Wh" (Wh questions).

What - O que? 
Why - Por que?

When - Quando?
Who - Quem?
Where - Onde?
How? - Como?

Copie essas questões em um caderno e escreva quais são os seus objetivos com base nessas perguntas. 
Repare que a última pergunta não começa com Wh.... mas tem W e H no nome. Esse How é uma das coisas mais importantes na pesquisa, pois é como você vai executá-la. Tente ser o mais simples possível, pense que além de coletar os dados, você terá que analisá-los e escrever seu trabalho.
O legal de escrever as respostas para essas perguntas é que isso geralmente já coloca uma parte do seu trabalho pronto, porque na introdução você tem que falar o que você vai fazer e porque a sua pesquisa é importante. Para escrever a importância da pesquisa, você deve ir na literatura científica (por exemplo: Google Acadêmico: https://scholar.google.com.br) e olhar o que já foi feito sobre o seu tema. É importante você dizer qual será a diferença que a sua pesquisa fará no conhecimento científico existente, ou seja, como você vai contribuir com o meio acadêmico.
Geralmente no final do primeiro parágrafo da introdução escrevemos uma frase simples e clara que resuma qual é o objetivo do trabalho.

Introdução: O que? Por que?
Método: Quando? Quem? Onde? Como?

Já no método você vai escrever os detalhes da sua pesquisa, para que qualquer outra pessoa possa fazer a mesma coisa que você fez e obter resultados semelhantes. Dessa forma, a sua pesquisa deve ser replicável, podendo assim ser checada a exatidão dos seus resultados.

Resultados: Relatar os dados que você obteve usando o método que você escolheu.
Discussão: Interpretação dos resultados.

É muito importante que você separe resultados de discussão. Pois os resultados tendem a ser mais imparciais, ou seja, você não tem muito controle sobre eles... eles refletem o seu objeto de estudo. 
Já a discussão é a sua opinião sobre os resultados que você obteve, sua interpretação, ou seja é o que você entendeu dos resultados. Lembre-se que os dados não falam, você que fala o que os dados significam. 

Conclusão: Resumo da discussão com base na introdução. 

Na conclusão deve-se fazer um resgate do que foi falado na introdução, você deve lembrar qual era o seu objetivo e dizer se ele foi atingido ou não, dizendo ainda como o conhecimento que você obteve na sua pesquisa se reflete no conhecimento já existente no meio científico que você citou na introdução. Você pode terminar a sua conclusão com perspectivas do que deve ser feito em pesquisas futuras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário