Escreva aqui o que você procura:

Translate

10/06/2020

O que é e como usar o Google Drive? Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários Google

Para acessar o Google Drive pela internet acesse o site: https://www.google.com/drive e acesse com sua conta.
Para baixar o aplicativo do Google Drive pela Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.docs

O Google Drive tem esse desenho:

Gente, o Google Drive é só um lugar para você guardar seus arquivos, como uma pasta que você tem no seu computador, mas fica tudo guardado na internet e você pode acessar de qualquer aparelho que tenha internet. Sendo que você pode visualizar os arquivos na internet, sem precisar baixar os arquivos para seu computador/celular/tablet. E como está tudo na internet, qualquer alteração é salva automaticamente, então não existe botão de salvar.

É possível compartilhar os documentos com outras pessoas pelo próprio Google Drive.
* Pelo computador clicando com o botão direito do computador e indo em "compartilhar".
* Se você estiver usando o Google Drive pelo celular, coloque o dedo em cima do arquivo que você quer compartilhar por 2 segundos e lá em cima da tela aparecerá um menu... à direita estarão 3 pontinhos, clique neles e vá em compartilhar.
Ao compartilhar você pode escolher como a pessoa poderá usar o documento: "editor" poderá alterer qualquer coisa no documento assim como você, "comentarista" poderá fazer comentários e "leitor" poderá apenas ver o documento.

Assim como o seu computador tem arquivos que você usa para escrever textos (Word), fazer tabelas e planilhas (Excel), criar apresentações de slides (Power Point), o próprio Google Drive também possui essas ferramentas, mas ele salva automaticamente (você não clica em um botão para salvar e está tudo na internet, não é nenhum aplicativo, você não  precisa baixar nada para o computador... é como se fosse um site que você vai trabalhando e a internet vai salvando tudo que é feito...
 Desta forma:
O Word é o "Documentos Google" para você escrever textos. (Google Docs)
*Para acessar os Documentos Google, acesse o link https://www.google.com/intl/pt-BR/docs/about/ e clique em "Ir para o Documentos Google", faça login na sua conta e clique no + para criar um novo documento.
*Para baixar o aplicativo no celular usando a Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.docs.editors.docs

  O Excel é "Planilhas Google" para você fazer planilhas e tabelas. (Google Sheets)
*Para acessar as Planilhas Google, acesse o link https://www.google.com/intl/pt-BR/sheets/about/ e clique em "Ir para o Planilhas Google", faça login na sua conta e clique no + para criar uma nova planilha.
*Para baixar o aplicativo no celular usando a Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.docs.editors.sheets

O Power Point é "Apresentações Google" para você fazer slides. (Google Slides)
*Para acessar as Apresentações Google, acesse o link https://www.google.com/intl/pt-BR/slides/about/ e clique em "Ir para o Apresentações Google", faça login na sua conta e clique no + para criar uma nova apresentação de slides.
*Para baixar o aplicativo no celular usando a Google Play: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.google.android.apps.docs.editors.slides
 Uma inovação é o "Formulários Google" usados para fazer questionários e pesquisas, 
podendo ser usado também como atividades e avaliações de estudantes. (Google Forms)
*Para acessar os Formulários Google, acesse o link https://www.google.com/intl/pt-BR/forms/about/e clique em "Ir para o Formulários Google", faça login na sua conta e clique no + para criar um novo questionário.


Além dessas quatro opções acima, temos também o equivalente ao Paint que é o "Desenhos Google" para você poder montar sua imagem com linhas, quadrados, círculos, cores, textos, montagem de várias imagens... etc. (Google Drawings)
*Para acessar os Desenhos Google acesse o link: https://docs.google.com/drawings
 
Onde Encontro isso tudo mais fácil???
Não interessa onde você fez o arquivo, ele sempre estará nos Google Apps:
Na internet, acesse a Página do Google (www.google.com.br) e clique no quadradinho formado por nove bolinhas no lado direito superior na página do Google, desça os aplicativos até encontrar o que você precisa.


Ps: Quem é da Tecnologia da Informação pode dizer que eu expliquei errado, mas é uma forma de você entender o que interessa, por exemplo, sem usar a palavra "nuvem".

Um comentário: