Escreva aqui o que você procura:

Translate

13/08/2019

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

Postagem realizada com base do caderno das minhas aulas de história com o professor Cássio em 2004, durante meu terceiro ano do Ensino Médio no colégio Galois.

Antes de iniciarmos, gostaria que você assistisse o vídeo abaixo que mostra como os países da Europa mudaram de nome e tamanho nos últimos mil anos.

A Primeira Guerra Mundial encerrou diversas fases da Idade Contemporânea:
*Fim da Supremacia Europeia.1(763-1914: fase da supermacia econômica e militar da Europa no mundo.)
*Fim do longo Século XIX. (1789-1914: fase marcada pelos desdobramentos políticos, ideológicos e sociais da Revolução Francesa e do liberalismo.)
*Fim da Pax Britânica (1815-1914: Fase da hegemonia econômica, naval e imperialista da Grã-Bretanha, evitando uma guerra generalizada na Europa.)
*Fim da Belle Epoque  (1815-1914: Fase de prosperidade e otimismo da civilização burguesa européia.)

A Primeira Guerra  Mundial foi uma disputa pela hegemonia na Europa, entre a Alemanha (nova potência) e a Grã-Bretanha, França e Rússia (potências tradicionais). Ela é chamada 1ª Guerra Mundial porque foi a primeira guerra generalizada entre todas as potências industriais.

Motivos da 1ª Guerra Mundial
* O Imperialismo.
Tese marxista clássica: o desenvolvimento do capitalismo gerou o imperialismo das grandes potências industriais e a necessidade de novos mercados consumidores, fontes de matérias primas e áreas para exportar capital (investimentos, empréstimos). Isso causou disputas coloniais entre grandes potências e crises internacionais que evoluíram para um confronto militar generalizado. Um exemplo foi a disputa entre a França e a Alemanha pelo Marrocos (1906-1911).

*Anarquia Internacional
Ausência de um organismo internacional (como a ONU) que zelasse pela paz mundial. A criação desses organismos serviria de fórum internacional para discussão e acordos diplomáticos visando a solução pacífica dos conflitos entre países, baseada mo princípio da segurança coletiva para inibir ou punir agressões de um país contra outro.

*A Política de Alianças
Comprometia uma potência a auxiliar sua aliada em caso de guerra contra um adversário comum (mas esse compromisso nunca foi absoluto).
-Tríplice Aliança (1882): Alemanha, Áustria-Hungria e Itália.
-Tríplice Entente (1907): Grã-Bretanha, França e Rússia.

*A Paz Armada
Corrida armamentista entre potências adversárias, como a corrida naval anglo-germânica (1898-1914) que amliou a tensão internacional.

*Nacionalismo
O revanchismo francês contra a Alemanha por causa da derrota da França na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871) e da perda da Alsácia-Lorena. 
-O Pangermanismo (defesa da união ou solidariedade entre os povos germânicos) favorecer a aliança entre a Alemanha e a Áustria-Hungria. 
-O Pan-eslavismo (defesa da união ou solidariedade entre os povos eslavos: russos, poloneses, tchecos, sérvios) formou a ideia que a Rússia devera proteger os povos eslavos dominados pela Áustria-Hungria (tchecos e eslovacos) ou ameaçados por ela (sérvios).
O Iugoslavismo: defesa da união entre os eslavos do Sul ou iugoslavos (sérvios, bósnios, croatas e eslovenos) para para formar a Iugoslávia, ou Grande Sérvia.
Gerou uma disputa entre a Sérvia e a Áustria-Hungria pela Bósnia-Herzegovina dominada pela Áustria-Hungria. Base ideológica de organizações secretas extremistas e terroristas contra a Áustria-Hungria (como a Mão Negra formada por militares da Sérvia) e sua associada a Jovem Bósnia (estudantes sérvios-bósnios). 

*O papel da Alemanha
De 1864 até 1918 ocorreu a unificação da Alemanha pela Prússia, criando o Império Alemão ou Segundo Reich (1871-1918). Monarquia constitucional autoritária, independente do parlamento (Reichstag), encabeçada pelo Kaiser  que nomeava o chanceler imperial (primeiro ministro). Classe dominante constituída pela nobreza conservadora e militarista dos Junkers prussianos, defensores de uma política externa agressiva para fortalecer a posição internacional da Alemanha e sua hegemonia dentro do país.
A rápida industrialização e modernização combinados com um regime autoritário e militarista aristocrático geraram problemas internos e externos. 
Internos: o crescimento do proletariado e da classe média aumentava a pressão por reformas democráticas e sociais. Tendências de confronto entre o autoritarismo da monarquia/chanceler e o parlamento/partidos democratas e de esquerda. Ascensão do Partido Social Democrata alemão (PSD), um partido operário marxista de tendência reformista, o mais importante e infuente na esquerda européia até a Primeira Guerra Mundial. Em 1912 tornou-se o principal partido Reichstag. 
Externos: a transformação da Alemanha na maior potência industrial e militar da Europa rompeu o equilíbrio do poder no continente e criou um novo clima de rivalidade imperialista que poderia desencadear uma guerra generalizada. Nascimento da Questão Alemã: como a Europa conviveria om um país tão poderoso no continente? Qual seria o comportamento do governo Alemão na Europa? Tentaria impor sua hegemonia ou não?
1871-1888: Reinado de Guilherme I: poder delegado ao Chanceler Bismarck, que adotou a Realpolitik (política realista), cauteloso com as demais potências, temia o revanchismo francês, mas sua diplomacia deixou a França isolada na Europa. Aproximou-se da Rússia, Áustria-Hungria e Itália.
1872: Criação da Liga dos Três Imperadores (Alemanha, Áustria-Hungria e Rússia) contra a França. Bismarck conseguiu manter boas relações com a Rússia apesar da rivalidade russo-austríaca dos Bálcãs.
1882: Criação da Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália) contra a França. Imperialismo moderado evitando conflitos com a Grã-Bretanha.
1888-1918: Reinado de Guilherme II. Demissão de Bismarck e nova política externa: a Weltpolitik (política mundial). Maior imperialismo e busca pela hegemonia alemã: interesses econômicos (buscas de mercados e políticos (distrair a oposição democrática e socialista despertada pelo fervor patriótico). Confronto com a Grã-Bretanha (corrida naval), frança (disputas coloniais) e Rússia (apoio à Áustria-Hungria nos Bálcãs). Assustadas, Grã-Bretanha, França e Rússia criam a Tríplice Entente. A Alemanha ficou cercada por potências hostis que formaram um bloco potencialmente mais forte que a Tríplice Aliança, sobretudo com a expansão industrial da Rússia auxiliada pelos investimentos de capitais da França.
1912-1914: Os generais alemães temendo que a Alemanha ficasse incapacitada a médio prazo de enfrentar os franceses e os russos ao mesmo tempo, pressionam Guilherme II a enfrentar a Rússia e a França o mais cedo possível, mesmo que isso provocasse uma guerra contra a Grã-Bretanha.

*O conflito entre Áustria-Hungria e a Sérvia.
Incertezas sobre o futuro dos territórios balcânicos, era um desdobramento da Questão do Oriente (disputa pelos territórios decadentes do Império Otomano) que resultou em duas Guerras Balcânicas (1912-1913) entre Sérvia, Grécia, Romênia, Bulgária, Montenegro e o Império Turco.
A Sérvia, movida pelo nacionalismo iugoslavo e o sonho de construir uma "Grande-Sérvia", disputava com a Áustria-Hungria o controle sobre a Bósnia Herzegovina (anexado pelos austríacos em 1908). Entretanto, a Áustria-Hungria era aliada da Alemanha e a Sérvia era aliada da Rússia. 
Em 28 de junho de 1914 aconteceu o Atentado de Sarajevo que foi o assassinato do herdeiro do trono da Áustria-Hungria, a vítima, o assassino e o local do crime eram a Áustria-Hungria, mas as ligações entre a "Jovem-Bósnia" e a organização "Mão Negra" (de militares nacionais sérvios) levou o governo austro-húngaro a acusar a Sérvia de envolvimento no atentado. A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia, com apoio da Alemanha que acabou envolvendo a Rússia no conflito, precipitando uma guerra generalizada na Europa.

Primeira fase da guerra (1914-1916): os anos de impasse
A expansão da guerra
*28 de julho de 1914: A Áustria-Hungria declara guerra à Sérvia.
*30 de julho de 1914: Mobilização geral da Rússia e da Alemanha
*31 de julho de 1914: Mobilização geral da Áustria-Hungria.
*1º de agosto de 1914: Alemanha declara guerra à Rússia.
*2 de agosto de 1914: Alemanha exige da Bélgica o direito de livre passagem das tropas alemãs pelo país. Bélgica recusa.
*3 de agosto de 1914:Alemanha declara guerra à França e invade a Bélgica.
*4 de agosto de 1914: Grã-Bretanha declara guerra à Alemanha.
*6 de agosto de 1914: Áustria-Hungria declara guerra à Rússia.
*11 e 12 de agosto de 1914: França e Grã-Bretanha declaram guerra à Áustria-Hungria.
*23 de agosto de 1014: O Japão declara guerra à Alemanha.
*2 até 5 de novembro de 1914: Rússia, Grã-Bretanha e França declaram guerra ao Império Turco Otomano (navios alemães incorporados à marinha turca haviam atacado a Rússia em outubro).
*26 de abril de 1915: Tratado secreto de Londres. A Tríplice Entente promete ceder territórios austro-húngaros e turcos. Itália em troca de sua entrada na Guerra.
*Maio-agosto de 1915: Itália declara guerra à Alemanha.
Quem declarou guerra a quem na 1ª guerra mundial? Fiz um esquema disso tudo na figura abaixo. Espero que te ajude a entender. Ps: Se encontrar algum erro coloque deixe um comentário nessa postagem para que eu possa corrigir.
As alianças militares
*Potências centrais: Alemanha, Áustria-Hungria, Império Otomano e Bulgária.
*Aliados: Grã-Bretanha (com seus domínios e colônias, como Canadá, Áustria, Nova Zelândia, África do Sul e Índia), França, Rússia, Japão, Itália, Sérvia, Bélgica, entre outros...
*Neutralidade dos Estados Unidos da América (EUA): tradição de isolacionismo e não envolvimento nos assuntos europeus. Entretanto, a tradição liberal, os laços culturais e as ligações comerciais aproximam na prática os EUA da Grã-Bretanha e da França.
*Fracasso das ofensivas militares e estabelecimento de trincheiras:
-Frente ocidental: A Alemanha invade a França, mas seu exército é detido pelos franceses na Batalha do Marne em setembro de 1914. A maior parte da Bélgica e o nordeste da França são ocupados pelos alemães.
-Frente oriental: A Alemanha repele um ataque Russo ao seu território e invade a Rússia. Parte das províncias ocidentais da Rússia são ocupadas pelos alemães.
-Oriente médio: Aliados  fracassaram nas tentativas de invasão do Império Otomano.
*A guerra se prolongou por mais tempo que previsto: o número de mortos e o custo financeiro do conflito ultrapassaram todas as expectativas, causando sérios problemas econômicos e políticos entre os países envolvidos na guerra. Nessas circunstâncias, a guerra só poderia ser vencida pelo lado que conseguisse mobilizar mais recursos econômicos e militares para suportar por mais tempo as dificuldades, sobretudo com o apoio da opinião pública.

Segunda fase da guerra (1917): o ano da mudança
*Fevereiro: A Alemanha declara guerra submarina ilimitada. Qualquer navio, inclusive de países neutros (EUA e Brasil, por exemplo), seria afundado se tentasse se aproximar dos portos Aliados. Isso ocorreu em resposta ao bloqueio naval britânico aos portos alemães que causava problema de escassez no país.
*Março: Revolução Russa. Resultado da crise econômica e política causada pela guerra. Caos na Rússia, que fica ameaçada de sair de sair da guerra, favorecendo a Alemanha.
*Abril: os EUA declararam guerra à Alemanha. Grande envolvimento econômico do país com a Grã-Bretanha e França (empréstimos americanos) ameaçados de derrota com a possível saída da Rússia do conflito. A decisão dos EUA (presidente Woodrow Wilson, democrata) foi precipitada pelos ataques submarinos alemães aos navios americanos que tentavam se aproximar dos portos aliados e pela descoberta de um plano de alianças Alemanha-México contra os EUA. Com seu poder industrial e potencial militar, os EUA favoreceram os decisivamente os Aliados, sobretudo em termos econômicos (produção de navios, material bélico e matérias-primas). A chegada maciça de tropas americanas na Europa só ocorreu n início de 1918. Até isso ocorrer, a Alemanha continuou em vantagem militar.
*Outubro: O Brasil declara guerra à Alemanha. Resposta do governo do presidente Venceslau Brás ao afundamento de navios brasileiros pelos alemães, entretanto a participação militar brasileira foi praticamente nula na guerra.
*Novembro: Colapso da Rússia. Os comunistas (bolcheviques), liderados por Lenin e Trótski, tomaram o poder na Rússia com a promessa de tirar o país imediatamente da guerra e expandir a revolução anti-capitalista.

Terceira fase da guerra (1918): o ano da decisão
*Janeiro: Os 14 pontos de Wilson: proposta de paz e de contrução de uma nova ordem internacional inspirada no idealismo liberal. Entre seus pontos destacaram-se: criação da Liga das Nações para garantir a paz mundial e evitar novas guerras no futuro, garantias do livre comércio, devolução dos territórios ocupados, redução dos armamentos, autonomia nacional para os povos da Áustria-Hungria e do Império Otomano.
*Março: A Rússia sai da guerra derrotada pela Alemanha. Tratado de Brest-Litovsk com as Potências Centrais (perda de território e pagamento de reparações de guerra.
*Março-Julho: Nova e decisiva ofensiva alemã sobre a França. Fracassou diante da resistência franco-anglo-americana.
*Agosto-Setembro: Contra-ofensiva aliada sobre os alemães, na França, que são obrigados a recuar.
*Setembro-Outubro: Colapso da Bulgária, do Império Otomano, e da Áustria-Hungria. Derrotados pelos Aliados, aceitaram o armistício ou suspensão imediata das hostilidades.
*Outubro-Novembro: Colapso da Alemanha.
*9 de novembro: Início da Revolução Alemã: Operários e soldados liderados pelos sociais-democratas derrubaram a monarquia.
*11 de novembro: O governo revolucionário social-democrata reconhece a derrota da Alemanha e aceita o armistício contando com uma "paz justa sem vencedores ou perdedores". Fim da Guerra.
A Alemanha se rendeu sem ter sido invadida pelos Aliados e com parte do seu exército, em recuo, ainda na Bélgica e na França. Para  Setor mais nacionalista da opinião pública alemã, a rendição foi precipitada e uma traição do governo revolucionário. Gerou o mito da "facada nas costas" ( A Alemanha foi derrotada pelo seu próprio governo, o exército alemão continuou invencível, a Alemanha tinha condições de resistir e vencer a guerra.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário