Escreva aqui o que você procura:

Translate

17/08/2019

Guerra Fria (1945-1991)

Antecedentes
*Tentativa de cooperação entre EUA e URSS no final da 2ª guerra mundial para construir uma nova ordem internacional. Conferência de Yalta (determinar o fim da 2ª Guerra e a divisão de territórios) e Conferência de Potsdam (decidir como administrar Alemanha).
*Divisão e ocupação da Alemanha, novas fronteiras na Europa Oriental que ficaria sobre a hegemonia soviética.
*Conferência de São Francisco para a criação da Organização das Nações Unidas (ONU). O Conselho de Segurança da ONU era formado por 15 membros, sendo 5 (EUA, URSS, Grã-Bretanha, França e China) permanentes com poder de veto  e 10 membros não permanentes.

A Ásia Durante a Guerra Fria
*China 
1949. Vitória da revolução comunista na guerra civil chinesa e divisão da China em República Popular da China (socialista, china continental com Mao Tsé-Tung, ruptura com a URSS em 1961) e República Nacionalista da China (capitalista, ilha de Taiwan com Chiang Keishek, até 1971 ocupava a cadeia chinesa na ONU).

*Coréia
1945-1949. Divisão da Coréia (ex-colônia japonesa) no paralelo 38. Norte socialista e sul capitalista.
1950-1953. Guerra da Coréia: O norte invade o sul e tenta reunificar o país.  Intervenções militares EUA/ONU no sul e China no norte.
1953. Acordo de cessar fogo, divisão mantida.
Tensão agravada pelo fato do norte possuir armas nucleares.

*Indochina: Colônia da França, constituída pelo Vietnã, Camboja e Laos.
1945-1954. Primeira Guerra da Indochina/Vietnã contra a França que foi derrotada e os países da região ficaram independentes, mas o Vietnã ficou dividido com o norte socialista (com Ho Chi Min) e o sul capitalista.
1955-1975. Segunda Guerra da Indochina/Vietnã: guerreiros comunistas (vietcongs) tentam tomar o poder do sul com o apoio do norte.
1964-1973. Intervenção militar dos EUA ao lado sul.
1973. Retirada das tropas americanas (presidente Nixon) devido à impopularidade da guerra.
1975. Vitória do norte que conquista o sul e reunifica o país com um regine socialista.

*O conflito árabe-israelense
1516-1918. O império turco-otomano domina a maioria dos países árabes do Oriente Médio, inclusive a Palestina/Jerusalém (maioria da população era árabe/muçulmana).
1918. Derrota turca na 1ª Guerra Mundial e dissolução do império otomano; a maioria dos países árabes foram ocupados pela França e Grã-Bretanha como "mandatos da Lida das Nações".
1918-1947. Domínio britânico na palestina favoreceu a chegada de imigrantes judeus europeus (apoio do sionismo: movimento nacionalista judeu que defendia um "lar para os judeus"), crescente confronto entre imigrantes judeus e árabes. 
1947. Plano da ONU foi a partilha da Palestina entre o Estado Árabe e o Estado Judeu e Jerusalém ficaria como zona internacional. Judeus aceitaram, mas árabes não.
1948-1949. 1ª guerra: Guerra da Independência de Israel. Liga árabe (Egito, Jordânia e Síria) ataca Israel, mas é derrotada. Partilha da Palestina: Israel ocupou a Galileia e Jerusalém Ocidental, Jordânia ficou com a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, Egito ficou com Gaza.
1956. 2ª guerra: Guerra de Suez/Sinai. Intervenção militar anglo-francesa (apoio de Israel) contra o presidente Nasser do Egito, que havia nacionalizado o canal de Suez. Oposição dos EUA e retirada anglo-francesa.
1957. 3ª guerra: Guerra dos 6 dias. Israel ataca os árabes e toma Sinai do Egito, Gorlan da Síria e Cisjordânia/Jerusalém Oriental/Gaza dos palestinos.
Anos 60 e 70: Crescimento da Organização pela Libertação da Palestina (OLP) com o objetivo de destruir Israel e criar um Estado Palestino. O líder era Yasser Arafat(Grupo Fatah) e eles usavam o método do terrorismo para tentar obter o que queriam.
1973. 4ª guerra. Guerra do Yom Kippur. Árabes apoiados pela URSS atacam Israel. Vitória de Israel com o apoio dos EUA, mas Árabes boicotam petróleo para os EUA.
1978. Acordo de Camp David: Egito reconhece Israel, que devolve Sinai.
1982. Israel invade Líbano com o objetivo de destruir as bases da OLP.
1987. Intifada: revolta popular palestina contra Israel.
1993. Acordo de Oslo: OLP reconhece Israel, Israel reconhece OLP. É criada a Autoridade Nacional da Palestina (ANP) com autonomia limitada para palestinos.
1994 até pelo menos 2004. Problemas: colônias judaicas nos territórios palestinos, disputa pela água, palestinos exigem Jerusalém Oriental, oposição dos grupos radicais palestinos (como Hamas) e judeus (religiosos ultranacionalistas) aos acordos.

Observação: esta postagem foi baseada nas minhas aulas de história com o professor Cássio em 2004, então, não tenho informações recentes sobre o que aconteceu entre 2004 e 2019. Se você tiver anotações das duas aulas de história sobre os últimos 15 anos e deseja contribuir com esta postagem, envie o conteúdo para: sofiabethlem@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário