Escreva aqui o que você procura:

Translate

17/03/2019

Como escolher um curso fara fazer faculdade (graduação) na Universidade de Brasília (UnB)?

O ensino médio é uma das épocas mais tensas, pois temos que definir nosso futuro, ou seja, o que vamos estudar e com o que vamos trabalhar. Fiz um vídeo sobre isso:

E às vezes você faz a escolha errada e resolve fazer uma outra graduação... não me importa qual é o seu caso, aqui você vai aprender a ter informações sobre como encontrar o melhor curso para você.

Fatores a serem levados em consideração para escolher uma faculdade: como será o curso (aulas, estudo, estágios) e como será a sua vida profissional (concurso público, empresa).

Então, vamos começar pela primeira parte: como será a sua graduação na UnB?
Primeiro, acesse o site do Matrícula Web (https://www.matriculaweb.unb.br) e clique em GRADUAÇÃO:
 Então, clique em "CURSO"

 Selecione o campus que você deseja estudar. O Darcy Ribeiro é a UnB da Asa Norte e foi o que eu escolhi nesse exemplo.

 Vai abrir uma lista de cursos, esses são todos os cursos que existem naquele campus. No caso de existirem duas opções de curso, uma diurno (8h até 18h) e a outra noturno (19h até 22: 30), recomendo fortemente que você escolha o turno noturno, pois assim você terá o dia livre para trabalhar e estagiar enquanto faz as aulas obrigatórias a noite, além disso também pode pegar matérias durante o dia. O turno da escolha do curso define qual vai ser o horário de aulas das matérias que a UnB vai te oferecer na matrícula ao início do semestre, mas isso não quer dizer que você só pode pegar matéria nesse turno. A UnB é uma Universidade, ou seja, um universo... então, você pode pegar matéria de qualquer curso e em qualquer horário. Nesse exemplo, eu escolhi o curso de biologia noturno, que foi o que eu fiz. No caso de "biologia", que é a mesma coisa que "ciências biológicas", o curso noturno é licenciatura (ou seja, você ganha um diploma que te permite ser professor e pesquisador). Mas durante o curso, você pode pedir para fazer mais algumas matérias e se formar também em bacharelado (pesquisador).
Motivos pelos quais eu sempre recomendo o curso noturno: geralmente o noturno é licenciatura, então, você pode se tornar professor, se quiser. E para ter o bacharelado, são poucas matérias de diferença.
Entretanto, se você escolher o bacharel (diurno) e quiser pedir a licenciatura, terá que fazer todas as matérias da educação, que são várias.
Além disso, qualquer curso diurno tem uma grande desvantagem: eles podem te oferecer matérias em qualquer horário das 8h às 18h... assim, às vezes você pode ter uma aula das 8h às 10h e outra das 14h às 16h.... e isso "mata o seu dia", porque muitas vezes não vale a pena voltar para casa, e não dá para arrumar nenhum emprego nesse horário quebrado. Então, ter uma "janela" (espaço sem aulas) no meio do dia pode ser um ponto muito negativo das aulas em horário diurno, se você não souber administrar bem o seu tempo. Recomendo que vocês usem essas janelas para estudar o conteúdo das aulas e tentem fazer estágios em laboratórios da UnB nesses períodos.
Clicando no curso de sua preferência, vai aparecer uma janela assim:
Então, você deve clicar em "FLUXO" para ver como será cada semestre (PERÍODO) de estudo nesse curso da UnB.
 Clicando na disciplina, você poderá ver o que você estudará na disciplina. No exemplo em questão, escolhi a disciplina CITOLOGIA:

Se você gostar muito de uma matéria, você pode clicar em "VER OFERTA" e descobrir aonde esta disciplina é dada. Então, você pode ir lá na UnB, encontrar a sala e conversar com o professor, falar para ele que você tem interesse em fazer tal curso e perguntar para ele se você pode assistir uma aula daquela matéria para ver se é isso mesmo que você quer para a sua vida.
Vamos agora para a segunda parte importante... depois de fazer a graduação, você deve entrar no mercado de trabalho. Entre no site do PCI concursos (https://www.pciconcursos.com.br) para ver quais concursos públicos estão disponíveis. Fique sabendo já qual graduação é exigida no emprego dos seus sonhos e saiba qual é a média de salário que você receberá. Lembrando, que um concurso público é uma prova (assim como o vestibular), em que em vez de disputar uma vaga na Universidade, os candidatos disputam um emprego. Leia os editais e conheça as regras de cada concurso público. Se escolher por algum específico, baixe o PDF das provas anteriores e comece a estudar. Vários concursos exigem apenas ensino médio ou fundamental... pode ser um encaminhamento para a sua vida. Explore o site e boa sorte!
Clique em concursos e escolha a região do Brasil que você deseja trabalhar.

Gostou dessa postagem? Tem alguma dúvida? Escreva nos comentários que eu te respondo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário