Escreva aqui o que você procura:

Translate

20/03/2019

Como incentivar que os alunos tenham o hábito de trazer garrafinha ou copo para a aula?

Estamos na Semana da Conscientização do Uso Sustentável da Água (19 até 23 de março de 2019), de acordo com o calendário da Secretaria de Educação do Distrito Federal (http://www.se.df.gov.br/wp-conteudo/uploads/2017/11/anual18.pdf).
Nessa semana todas as escolas estão trabalhando com os alunos como economizar água, como não desperdiçá-la e como ela é importante para nós. 
Quando falamos da importância da água, geralmente dizemos que o corpo humano é comporto por cerca de 70% de água. ...mas você já parou para pensar sobre isso? Aonde está essa água se não estamos escorrendo por aí?

Bom, nosso corpo é formado por células e estas células são como balões cheios de água. Pensando desta forma fica fácil imaginar a membrana plasmática como sendo o balão e a água como o citoplasma e nucleoplasma. 
Imaginando nosso corpo feito de balões, toda a água de dentro desses balões nos faz ter muita água em nosso corpo.

Para manter toda essa água, precisamos nos hidratar, mas não é fácil termos o hábito de beber água. Entretanto, o DF é muito seco e precisamos desenvolver o hábito de sempre ter uma garrafa de água por perto, principalmente nós professores, que passamos mais de cinco horas falando sem parar: a água lubrifica as cordas vocais, permitindo que elas continuem flexíveis no ato da fala. No início da minha atuação profissional eu nunca levava água para dar aula e vivia rouca. Hoje eu não entro mais em sala sem uma garrafa de água. Virou costume, como deve ser.

Então, esse ano, além de levar minha garrafinha resolvi tentar fazer os alunos desenvolverem o hábito de sempre ter uma garrafinha de água por perto. Para isso, resolvi que em alguns dias eu faria a chamada e eles levantariam a garrafinha se tivessem trazido ao responder a presença. Dessa forma, a cada vez que eu perguntar, irei dar 0,1 ponto extra para o aluno que tiver trazido alguma garrafinha ou copo para beber água. Então, se eu perguntar 5 vezes em um bimestre, o aluno terá meio ponto a mais na média. 

Vale a pena para o aluno que está interessado em pontos, vale a pena para o professor que deseja transformar o hábito de vida dos alunos e ainda lembrará de levar uma garrafinha para ele dar aula. 

Vamos nesse bonde?

Nenhum comentário:

Postar um comentário